As Contribuições da Accountability aos Beneficiários para a Eficácia Organizacional: um Estudo nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i2.875

Palavras-chave:

Accountability aos Beneficiários, Eficácia, OSCIP

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as contribuições da accountability aos beneficiários para a eficácia das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Paraíba. A pesquisa se classifica como exploratória, descritiva, levantamento e pesquisa de campo, tendo sido desenvolvida em uma abordagem quanti-qualitativa. Para a obtenção dos dados, aplicou-se um questionário estruturado a 18 gestores de OSCIP da Paraíba. De forma complementar, foram escolhidas duas entidades dentre as que responderam ao questionário, para a realização de entrevistas semiestruturadas com o gestor, um colaborador e três beneficiários; totalizando dez entrevistas. A partir do teste de spearman, verificou-se correlações entre os mecanismos de accountability aos beneficiários e o alcance da eficácia; sendo observada correlação positiva e significativa entre o nível de eficácia das OSCIP e as variáveis divulgação de informações, procedimentos de reclamação e atitudes da equipe de colaboradores; indicando que quanto maior for a utilização dessas práticas, maior será a eficácia alcançada nas OSCIP. Por meio da análise de entrevistas, observou-se que a entidade pesquisada onde predominaram práticas de accountability aos beneficiários também foi a que obteve melhores avaliações dos stakeholders entrevistados acerca da eficácia nas atividades que desenvolve. Contudo, pode-se concluir que as práticas de accountability aos beneficiários representam instrumentos que permitem a conquista de melhores desempenhos nas entidades estudadas, contribuindo positivamente para o alcance da eficácia organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia de Lima Pereira, Centro Universitário de João Pessoa - Unipê

Professora Assistente no UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa, Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis- PPGCC na Universidade Federal da Paraíba, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, possui experiência de seis meses na área de SPED Fiscal, foi monitora da disciplina de Contabilometria ( métodos quantitativos aplicados a Contabilidade) na UEPB de 2012.2 a 2013.1, estagiária no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS durante um ano ( de 2013 a 2014) e participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na cota 2013-2014.

Simone Bastos Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Graduação em Matemática (Bach.) pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Doutorado em Administração (Estratégias Empresariais) pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas:sistemas de informações, capital intelectual, gestão da informação e do conhecimento, controle interno e ensino da contabilidade.

Elenildo Santos Bezerra, Faculdade Pitágoras - João Pessoa

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2018) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2015). Possui experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: administração financeira, departamento pessoal e elaboração de demonstrações contábeis.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

Pereira, M. de L., Paiva, S. B., & Bezerra, E. S. (2019). As Contribuições da Accountability aos Beneficiários para a Eficácia Organizacional: um Estudo nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Paraíba. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(2), 62-84. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i2.875

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)