PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Patrícia Mattar

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.339

Palavras-chave:

Produtos verdes. Perfil de consumidor. Conscientização ambiental.

Resumo

Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Haja vista essas questões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis, considerando suas características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quanto à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Referências

AFONSO, Ana Carolina Baptista. O consumidor verde: perfil e comportamento de compra. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em mestrado da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, 2010.

ALPERSTEDT, Graziela Dias; QUINTELLA, Rogério Hermida; SOUZA, Luiz Ricardo. Estratégias de gestão ambiental e seus fatores determinantes: uma análise institucional. Revista de Administração de Empresas (RAE), v. 50, n. 2, p. 170-186, 2010.

ANDERSON, W. Thomas; CUNNINGHAM, William H. The Socially Conscious Consumer. Journal of Marketing, v. 36, p. 23-311, 1972.

ASMUNI, Shahariah; KHALILI, JamaliahMhd; ZAIN, ZahariahMohd. Sustainable Consumption Practices of Students in an Urban Setting: A Case in Selangor. Social and Behavioral Sciences v. 36, p. 716 – 722, 2012.

BLÄTTEL-MINK, Birgit. Innovation towards sustainable economy – The integration of economy and ecology in companies. Sustainable Development, 6, p. 49-58, 1998.

BRADY, Kevin; HENSON, Patrice; FAVA, James A. Sustainability, Eco-efficiency, Life-cycle Management, and Business Strategy. Environmental Quality Management,1999.

BRAGA, Célia (organizadora). Contabilidade Ambiental. Ferramenta para a Gestão da Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acessoem: 26 jan. 2010.

BURRIT, Roger L.; SAKA, Chica. Environmental management accounting applications and eco-efficiency: case studies from Japan. Journal of Cleaner Production, 14, p. 1262-1275, 2006.

CÂMARA, Renata Paes de Barro. Desenvolvimento Sustentável. In: ALBUQUERQUE, José de Lima (org.). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CHAROUX, O. M. G. Metodologia: processo de produção, registro e relato do conhecimento. 3ª ed. São Paulo: DVS Editora, 2006.

CHOI, Sungchul; NG, Alex. Environmental and Economic Dimensions of Sustainability and Price Effects on Consumer Responses. Journal of Business Ethics, 104 (2):269-282 (2011)

COLARES, Ana Carolina Vasconcelos. Gestão Contábil Ambiental: Estudo sob a ótica da ecoeficiência. Dissertação de mestrado apresentada ao Centro de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.

CORRAR, Luiz J.; THEOPHILO, Carlos Renato. Pesquisa Operacional para decisão em contabilidade e administração. In: MEGLIORINI, Evandir; WEFFORT, Elionor Farah Jreige; HOLANDA, Victor Branco de. Amostragem. São Paulo: Atlas, 2004.

FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Caderno de Saúde Pública, V. 24 (1), p. 17-27, Rio de Janeiro, jan/2008.

GARCIA, Mauro Neves; SILVA, Dirceu; PEREIRA, Raquel da Silva; PINHEIRO, Luciane Ribeiro Dias. Estudo sobre o comportamento do consumidor em relação à questão ambiental. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 140-157, jan./abr., 2011.

GIBSON, Kate; TIERNEY, Jessica M..The evolution of environmental management systems: back to basics. Environmental Quality Management, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Métodos e técnicas de pesquisa social.5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GILES, Franklin; DOLAN, Kirstin. Common environmental Management System Gaps – and what to dou about them. Environmental Quality Management, 2011.

GRISKEVICIUS, Vladas; TYBURE, Joshua; BERGH, Bram Van den. Going green to be seen: status, reputation, and conspicuous conservation. Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 98, n. 3, p. 392-404, 2010.

GROHMANN, Márcia Zampieri; BATTISTELLA, Luciana Flores; VELTER, Aline Nadalin; CASASOLA, Fernanda. Comportamento ecologicamente consciente do consumidor: adaptação da escala ECCB para o contexto brasileiro. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 102-116, jan./abril 2012.

HA-BROOKSHIRE, Jung E.; NORUM, Pamela S. Willingness to pay for socially responsible products: case of cotton apparel. Journal of Consumer Marketing, Vol. 28 Iss: 5 pp. 344 – 353, 2011.

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos. Trad. Robert Brian Taylor. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

HOFFRÉN, Jukka; APAJALAHTI, Eeva-Lotta. Emergent Eco-efficiency paradigm in Corporate Environment Management. Sustainable Development, V. 17, p. 233-243, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEOPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação científica para as ciências sociais aplicadas. 2ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEADOWS, Donella H.; MEADOWS, Dennis L.; RANDERS, Jorgen; BEHRENS, William W. Limites do crescimento: um relatório para o Projeto do Clube de Roma sobre o dilema da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

MICHAUD, Céline; LLERENA, Daniel. Green Consumer Behaviour: an Experimental Analysis of Willingness to Pay for Remanufactured Products. Business Strategy and the Environment, 20, p. 408-420, 2011.

NOBRE, Marcos; AMAZONAS, Maurício de Carvalho. Desenvolvimento Sustentável: A institucionalização de um conceito. In: AMAZONAS, Maurício de Carvalho. O desenvolvimento sustentável e a perspectiva das teorias econômicas “institucionais”. Brasília: Edições IBAMA, 2002.

OTTMAN, J. A. Green Marketing: Challenges and Opportunities for the New Marketing Age. New York: NTC Business Books, 1993. In: AFONSO, Ana Carolina Baptista. O consumidor verde: perfil e comportamento de compra. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em mestrado da Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa, 2010.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão Ambiental – Instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.

SHIBAO, Fábio Ytoshi; MOORI, Roberto Giro; SANTOS, Mário Roberto. A logística reversa e a sustentabilidade empresarial. In: Seminários em Administração, 13, São Paulo, 2010. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2010.

TÓDERO, Mirele; MACKE, Janaína; BIASUZ, TamirisSluminski. O consumo consciente e sua relação com as ações de responsabilidade social empresarial. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 158-175, jan./abr., 2011.

TSAI, Chang Chun. A research on selecting criteria for new green product development project: taking Taiwan consumer electronics products as an example. Journal of Cleaner Production, 25, p. 106-115, 2012.

TUWAIJRI, Sulaiman A. Al; CHRISTENSEN, Theodore E.; HUGHES II, K. E (2004). The relations among environmental disclosure, environmental performance, and economic performance: a simultaneous equation approach. Accounting, Organization and Society 29, 447-471.

WCED (World Comission on Environmental and Development. Our Common Future. 1987. Disponível em: http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm. Acesso em: jul. 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Colares, A. C. V., & Mattar, P. (2016). PRODUTOS VERDES: ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS POTENCIALMENTE INFLUENCIADORAS DOS CONSUMIDORES SUSTENTÁVEIS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 6(1), 56-73. https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.339

Edição

Seção

Artigos científicos