CONTABILIDADE AMBIENTAL: A EVIDENCIAÇÃO NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Débora Pool da Silva Freitas FURG- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
  • Walter Nunes Oleiro FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.29

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental, Gestão Ambiental, Evidenciação

Resumo

Para garantir longevidade e sucesso das instituições em meio aos desafios de novos mercados, um dos requisitos essenciais atualmente é a correta utilização dos recursos naturais e a divulgação das ações que identifiquem sua preservação, manutenção e correção. Um das formas de garantir transparência e responsabilidade socioambiental é a opção de um dos níveis da Governança Corporativa (GC). O objetivo geral foi identificar de que forma as empresas listadas na BM&FBOVESPA evidenciaram as variáveis da Gestão Ambiental (GA) no conjunto das Demonstrações Financeiras do ano 2008. Para isso foram traçados os objetivos específicos: (i) segmentar as empresas listadas no Nível 1 de GC; (ii) identificar no conjunto das demonstrações financeiras das empresas onde são evidenciadas as variáveis da GA; (iii) verificar o grau de correspondência das evidenciações apresentadas com as informações relacionadas pela NBC T 15; e (iv) descrever as principais ações evidenciadas pelas companhias. Como pesquisa documental aplicada, descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa analisou o conjunto de relatórios financeiros de 40 empresas listadas no nível I de GC listadas na BM&FBOVESPA. Seguindo um roteiro elaborado conforme a norma brasileira de contabilidade, verificou-se o grau de correspondência das informações evidenciadas pelas empresas pesquisadas com o estabelecido na norma. Observaram-se algumas evidenciações de natureza ambientais, entretanto não foi encontrada nenhuma evidenciação nas peças contábeis. Todas as evidenciações foram apresentadas no relatório da administração, demonstrando que as empresas ainda não utilizam a contabilidade e a gestão ambiental como ferramentas úteis e importantes nos aspectos relativos ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Pool da Silva Freitas, FURG- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Contabilista.Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Contabilidade e Finanças. Pesquisadora do Nucleo de Pesquisa em Ciências Contábeis - NUPECOF/FURG. Funcionária do Grupo Ipiranga.

Walter Nunes Oleiro, FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Prof.Msc.Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ciências Contávbeis e Finanças-NUPECOF/ICEAC/FURG.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

Freitas, D. P. da S., & Oleiro, W. N. (2015). CONTABILIDADE AMBIENTAL: A EVIDENCIAÇÃO NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 1(2), 65-81. https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.29

Edição

Seção

Artigos científicos