O Papel da confiança obtida por selos e certificados na mediação da relação entre a efetividade percebida do consumidor e a intenção de compra de produtos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v15i2.1648Palavras-chave:
Efetividade Percebida do Consumidor., Produtos orgânicos., Confiança em selos e certificados.Resumo
Esta pesquisa se propôs a investigar o papel de mediação exercido pela confiança derivado de selos e certificados na relação existente entre a efetividade percebida do consumidor (EPC) e a intenção de compra de produtos orgânicos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa descritiva, utilizando-se a aplicação de uma survey online enquanto estratégia de coleta de dados e com o desenvolvimento de um questionário estruturado. No total, 124 questionários respondidos foram considerados válidos. A relação das variáveis foi analisada com base na análise de regressão linear múltipla e a mediação por meio Método Hayes. Os resultados encontrados confirmaram a proposta deste estudo, sustentando a hipótese da mediação exercida pela confiança obtida pelos selos e certificados na relação entre a EPC e a intenção de compra de produtos orgânicos. A relação direta e individual da EPC e da confiança também foram sustentadas, porém, não foi encontrada relação entre a influência da EPC sobre a percepção de confiança. O estudo contribui com avanço da pesquisa sobre intenção de compra de produtos orgânicos ao relacionar dois construtos que não haviam sido investigados em conjunto por estudos anteriores, ao mesmo tempo que confirma a posição individual e direta de cada um deles em predizer a intenção de compra dos indivíduos. Dessa forma, os achados reforçam a importância da EPC e da confiança em selos e certificados sobre a percepção dos produtos e na consequente escolhas dos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.

