AS CERTIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O CONSUMO CONSCIENTE E OS NEGÓCIOS

Autores

  • Kavita Miadaira Hamza Faculdades Alves Faria (ALFA - GO) Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denise de Abreu Sofiatti Dalmarco Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v2i2.67

Palavras-chave:

certificações sustentáveis, selo verde, sustentabilidade

Resumo

O presente estudo aborda os temas do consumo consciente e das certificações sustentáveis, e o impacto que estes eles podem ter para as organizações, principalmente no que se refere à produção de bens de consumo e à comercialização dos mesmos. Parte-se de uma revisão da literatura com foco no movimento do consumo consciente e na evolução do tema das certificações sustentáveis, finalizando com uma avaliação do Brasil neste contexto, onde se constatou que poucos estudos acadêmicos sobre o assunto foram realizados de uma maneira geral. Em seguida, relata-se os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas em profundidade. A análise dos resultados da pesquisa aponta um baixo nível de conhecimento e utilização dos selos de certificação. Faltam ao consumidor informações mais simples e objetivas, que facilitem a escolha de produtos mais sustentáveis. Nota-se que as pessoas ainda não perceberam a influência que têm com o seu poder de escolha, mostrando que o consumo pode ser um espaço de disputa política, tanto pelos problemas a ele associados, quanto pela compreensão do consumidor com relação à sua força de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kavita Miadaira Hamza, Faculdades Alves Faria (ALFA - GO) Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação, Mestrado e Doutorado pela FEA-USP.

Professora do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Alves Faria (ALFA-GO) e de pós-graduação lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Consultora da SBK Business.

Denise de Abreu Sofiatti Dalmarco, Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP)

Gerente de Marketing da Natura.

Graduada em Administração pela FEA-USP. possui MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FGV-SP.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Hamza, K. M., & Dalmarco, D. de A. S. (2012). AS CERTIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O CONSUMO CONSCIENTE E OS NEGÓCIOS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 2(2), 1-20. https://doi.org/10.18696/reunir.v2i2.67

Edição

Seção

Artigos científicos