Usabilidade da Experiência do Usuário no M-Commerce: Uma Revisão Sistemática e Proposta de Agenda de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1388Palavras-chave:
usabilidade, experiência do usuário, m-commerceResumo
O avanço da tecnologia ao longo do tempo estimulou o uso do comércio mobile, ampliando a importância em compreender a experiência do usuário para obtenção de melhores resultados. O objetivo deste estudo é investigar os estudos existentes sobre usabilidade na experiência do usuário (UX) no comércio através de dispositivos móveis (m-commerce), identificando os direcionamentos principais relacionados ao tema de modo a propor novas perspectivas de pesquisa na área. Este estudo apresenta uma revisão sistemática considerando os artigos publicados sobre os temas de experiência do usuário, usabilidade e m-commerce na base de dados Periódicos CAPES, no período de 2010 a 2020. Ao analisar 23 estudos, oferece indicadores relevantes para os pesquisadores do tema a partir da proposição de uma agenda de pesquisa. Os resultados apontam que o campo está em desenvolvimento e destaca pesquisas quantitativas com o método survey e estudos que abordem experiência do usuário em m-banking. A agenda de pesquisa sugere diferentes abordagens metodológicas, tais como machine learning e pesquisa experimental podem ser trabalhadas em pesquisas do campo. Ainda, identifica-se oportunidades para estudos que envolvam UX no âmbito de serviços, tais como turismo, A&B e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.