Usabilidade da Experiência do Usuário no M-Commerce: Uma Revisão Sistemática e Proposta de Agenda de Pesquisa

Autores

  • Ana Paula Kieling UDESC
  • Guilherme Vargas UDESC
  • Rafael Tezza

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1388

Palavras-chave:

usabilidade, experiência do usuário, m-commerce

Resumo

O avanço da tecnologia ao longo do tempo estimulou o uso do comércio mobile, ampliando a importância em compreender a experiência do usuário para obtenção de melhores resultados. O objetivo deste estudo é investigar os estudos existentes sobre usabilidade na experiência do usuário (UX) no comércio através de dispositivos móveis (m-commerce), identificando os direcionamentos principais relacionados ao tema de modo a propor novas perspectivas de pesquisa na área. Este estudo apresenta uma revisão sistemática considerando os artigos publicados sobre os temas de experiência do usuário, usabilidade e m-commerce na base de dados Periódicos CAPES, no período de 2010 a 2020. Ao analisar 23 estudos, oferece indicadores relevantes para os pesquisadores do tema a partir da proposição de uma agenda de pesquisa. Os resultados apontam que o campo está em desenvolvimento e destaca pesquisas quantitativas com o método survey e estudos que abordem experiência do usuário em m-banking. A agenda de pesquisa sugere diferentes abordagens metodológicas, tais como machine learning e pesquisa experimental podem ser trabalhadas em pesquisas do campo. Ainda, identifica-se oportunidades para estudos que envolvam UX no âmbito de serviços, tais como turismo, A&B e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Kieling, A. P., Vargas, G., & Tezza, R. (2022). Usabilidade da Experiência do Usuário no M-Commerce: Uma Revisão Sistemática e Proposta de Agenda de Pesquisa. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(4), 57-70. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1388

Edição

Seção

Artigos científicos