Desonestidade acadêmica: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis

approach with Accounting Sciences course students

Autores

  • Amanda Samylli da Silva UERN
  • Rosângela Queiroz Souza Valdevino UERN
  • Adriana Martins de Oliveira UERN
  • Saulo Medeiros Diniz UERN

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1453

Palavras-chave:

desonestidade; acadêmicos de Ciências Contábeis; associação de variável.

Resumo

 

Este estudo tem por objetivo averiguar os motivos que influenciam os discentes dos cursos de Ciências Contábeis a serem desonestos.  Utilizou-se a abordagem quantitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário estruturado e validado de Grimes e Rezek (2005) adaptado por Moura (2018), dividido em três dimensões. O questionário foi aplicado em quatro Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Mossoró-RN, totalizando 370 respondentes. Os dados foram tratados utilizando o software estatístico SPSS versão 23. A terceira dimensão do questionário foi utilizada como parâmetro para classificar o respondente em honesto ou desonesto, sendo assim, criada a variável dependente desonestidade. Diante do contexto, foram consideradas duas hipóteses: H0: A desonestidade acadêmica nos cursos de Ciências Contábeis é igual nas instituições públicas e privadas. H1: A desonestidade acadêmica nos cursos de Ciências Contábeis é maior nas instituições pública. Na análise dos resultados, foi apresentada a frequência simples e a porcentagem da primeira e segunda dimensão do questionário. Realizou-se uma associação da variável dependente com a primeira e a segunda dimensão. Foram utilizados dois testes, o Qui-Quadrado de Person e Exato de Fisher, para averiguar as variáveis categóricas. Os achados evidenciaram que os motivos que influenciam os acadêmicos de Ciências Contábeis a serem desonestos foram: estar cursando o sétimo período em uma IES pública e desenvolverem uma atividade remunerada. Dessa forma, rejeita-se H0.

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Biografia do Autor

Amanda Samylli da Silva , UERN

Nome: Amanda Samylli da Silva
Formação: Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Contadora, E-mail: samylliamanda@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0831-6371

Rosângela Queiroz Souza Valdevino, UERN


Nome: Rosângela Queiroz Souza Valdevino
Formação: Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora da UERN, E-mail: rosangelavaldevino@uern.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7606-3006

Adriana Martins de Oliveira, UERN

Nome: Adriana Martins de Oliveira
Formação: Doutora em Administração pela PUCPR. Professora da UERN, E-mail: adrianamartins@uern.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5091-2671

Saulo Medeiros Diniz, UERN

Nome: Saulo Medeiros Diniz
Formação: Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professor da UERN, saulodiniz@uern.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0759-5188

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Silva, A. S. da, Valdevino, R. Q. S., Oliveira, A. M. de ., & Diniz, S. M. . (2022). Desonestidade acadêmica: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis: approach with Accounting Sciences course students. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(4), 44-56. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1453

Edição

Seção

Artigos científicos

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