Desonestidade acadêmica: um estudo com discentes do curso de Ciências Contábeis
approach with Accounting Sciences course students
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v12i4.1453Palavras-chave:
desonestidade; acadêmicos de Ciências Contábeis; associação de variável.Resumo
Este estudo tem por objetivo averiguar os motivos que influenciam os discentes dos cursos de Ciências Contábeis a serem desonestos. Utilizou-se a abordagem quantitativa, que se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário estruturado e validado de Grimes e Rezek (2005) adaptado por Moura (2018), dividido em três dimensões. O questionário foi aplicado em quatro Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas da cidade de Mossoró-RN, totalizando 370 respondentes. Os dados foram tratados utilizando o software estatístico SPSS versão 23. A terceira dimensão do questionário foi utilizada como parâmetro para classificar o respondente em honesto ou desonesto, sendo assim, criada a variável dependente desonestidade. Diante do contexto, foram consideradas duas hipóteses: H0: A desonestidade acadêmica nos cursos de Ciências Contábeis é igual nas instituições públicas e privadas. H1: A desonestidade acadêmica nos cursos de Ciências Contábeis é maior nas instituições pública. Na análise dos resultados, foi apresentada a frequência simples e a porcentagem da primeira e segunda dimensão do questionário. Realizou-se uma associação da variável dependente com a primeira e a segunda dimensão. Foram utilizados dois testes, o Qui-Quadrado de Person e Exato de Fisher, para averiguar as variáveis categóricas. Os achados evidenciaram que os motivos que influenciam os acadêmicos de Ciências Contábeis a serem desonestos foram: estar cursando o sétimo período em uma IES pública e desenvolverem uma atividade remunerada. Dessa forma, rejeita-se H0.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.