Consumo sustentável: uma análise da produção científica internacional

Autores

  • Francisco Carlos da Costa Filho Universidade Federal de Roraima
  • Laís Vieira Castro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Clayton Robson Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Bibliometria, Redes Colaborativas

Resumo

Este estudo teve o objetivo de evidenciar a evolução da produção científica sobre consumo sustentável, desenvolvendo uma análise sob a égide da bibliometria e das redes colaborativas. Para tanto, realizou-se um estudo bibliométrico, em que foram analisados os artigos sobre consumo sustentável publicados na base Scopus. A fim de que fosse realizado um levantamento global dos artigos sobre o tema, foram adotados como referência as expressões em inglês mais frequentemente empregadas na literatura científica sobre o assunto: sustainable consumption, green consumption, environmental consumption, organic consumption, social consumption e ecologic consumption – totalizando uma amostra de 994 artigos. Os resultados evidenciam que, de forma geral, houve evolução da produção científica sobre o assunto, com maior concentração de artigos entre os anos de 2010 a 2019. No tocante ao periódico mais profícuo, destacou-se o Journal of Cleaner Production, com um total de 203 publicações, e o autor que mais publicou sobre o tema foi Schrader, U., vinculado à Technische Universität Berlin, na Alemanha, com 8 artigos. No que concerne às redes de coautoria, foram registrados quatro diferentes clusters de redes de coautoria. No que se refere ao acoplamento de palavras, evidenciaram-se três clusters que sugerem diferentes correntes de pesquisa sobre o tema. Por fim, o estudo contribui para o campo da pesquisa em sustentabilidade uma vez que possibilita observar tendências de pesquisa sobre consumo sustentável, servindo de arcabouço para a identificação de lacunas de pesquisa e para a proposição de uma agenda de pesquisas futuras sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos da Costa Filho, Universidade Federal de Roraima

Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Laís Vieira Castro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutoranda e Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Costa Filho, F. C. da, Oliveira, L. V. C., Lima, D. S. V. R., & Silva, C. R. M. da. (2021). Consumo sustentável: uma análise da produção científica internacional. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 11(1), 56-67. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1061

Edição

Seção

Artigos científicos