Comportamento ecológico em tempos de (in)sustentabilidade:

indicadores ambientais em estudantes de administração

Autores

  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro UFPI
  • João Carlos Hipólito Bernardes Nascimento UFPI
  • Thyciane Santos Oliveira UFPI

Palavras-chave:

Comportamento Ecológico, Indicadores Ambientais, Estudantes de Administração

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as relações existentes entre os valores e crenças ambientais, o sentimento de obrigação moral e o comportamento ecológico de estudantes de graduação em Administração, escolhidos, como público, pela potencial participação desses futuros gestores em decisões de investimentos nas melhorias de práticas ambientais das empresas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por quatro escalas referentes a valores ambientais, crenças ambientais, sentimento de obrigação moral e comportamento ecológico, aplicado a 142 estudantes do curso de Administração de uma universidade pública brasileira. Utilizando a técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais baseada nos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), foram obtidos indícios empíricos que, de forma geral, reforçam a relevância de se considerar esses construtos como variáveis independentes e mediadoras que contribuem para uma melhor compreensão dos comportamentos a favor do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, UFPI

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (GPME/UFPI).

João Carlos Hipólito Bernardes Nascimento, UFPI

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP).

Thyciane Santos Oliveira, UFPI

Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar (UNP). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e professora efetiva da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Pinheiro, L. V. de S., Nascimento, J. C. H. B., & Oliveira, T. S. (2021). Comportamento ecológico em tempos de (in)sustentabilidade:: indicadores ambientais em estudantes de administração. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 11(2), 33-41. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1003

Edição

Seção

Artigos científicos