COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

  • Thales Batista de Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Aprendizagem Transformadora, Pós-Graduação, Ambiente de aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.

Biografia do Autor

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB – Campus IV. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB  
Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional – PGPCI/UFPB. Professor do Departamento de Administração da UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC e Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA) na UFPB. Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGA/UFSC

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Publicado
2018-05-28
Seção
Artigos científicos