COMO OS MESTRANDOS APRENDEM? SIGNIFICADOS E TRANSFORMAÇÕES EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i1.518Keywords:
Aprendizagem Transformadora, Pós-Graduação, Ambiente de aprendizagem.Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem de mestrandos de um Programa de Pós-Graduação a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. O percurso metodológico foi orientado por uma abordagem qualitativa, e utilizou entrevistas para captar os significados da aprendizagem de mestrandos. Os resultados indicam a presença de alguns elementos constitutivos envolvendo as perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão, mas não se pode afirmar que o processo de aprendizagem dos mestrandos é transformador. Aspectos como o tempo de permanência no curso, a maturidade, o nível de auto direcionamento dos alunos, além de questões vinculadas ao ambiente de aprendizagem e o relacionamento entre os docentes e os mestrandos, atuam como fatores mediadores do processo de aprendizagem. O estudo revelou a necessidade de empreender ações que contribuam para a formação do professor e do pesquisador, a partir de uma avaliação das perspectivas de significado, os domínios de aprendizagem e os tipos de reflexão que podem ser incorporados no processo de ensino, nas relações professor-aluno e também a criação de um ambiente de aprendizagem que não considere apenas a dimensão física, mas também a comportamental, a social, a tecnológica e a política.
Downloads
References
BEAVERS, Amy. Teachers As Learners: Implications Of Adult Education For Professional Development. Journal of College Teaching and Learning, v. 6, n.7, Nov 2009.
CHAPMAN, Shelley Ann. A Theory of Curriculum Development in the Professions: An Integration of Mezirow’s Transformative Learning Theory with Schwab’s Deliberative Curriculum Theory. (a dissertation) 415 pages. Submitted to the Ph.D. in Leadership & Change Program of Antioch University (USA) January, 2007.
CLARKE, Martin; BUTCHER, David. Reconciling Hierarchy and Democracy: The Value of Management Learning. Management Learning, v. 37, n. 3, p. 313-333, sep. 2006.
CRANTON, Patricia. Understanding and promoting transformative learning: a guide for educators of adults. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Second edition. 2006.
DEWEY, John. The educational situation: as concerns the elementary school. Curriculum Studies, v. 33, n. 4, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GODOI, Christiane Kleinubing. Perspectivas de análise do discurso nos estudos organizacionais. In: GODOI, C. K; MELLO, R.B.; SILVA. A.B. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
GODOI, C. K.; MATTOS, P.L.C.L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: GODOI, C. K; MELLO, R.B.; SILVA. A.B. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
GODOY, Arilda Schmidt. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, Christiane Kleinubing; MELLO, Bandeira de.; SILVA, Anielson Barbosa da. (org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
ILLERIS, Knud. Workplace learning and learning theory. Journal of Workplace Learning; v. 15, n. 4, p. 167-178, 2003.
KIMMEL, Jessica C; SEIFERT, Vanessa M. Transforming Learning Through Two Pair of Eyes. Journal of College Teaching and Learning, v. 6, n. 8, p. 37-44, Dec. 2009.
KNOWLES, M. S, HOLTON, E. F.; SWANSON, R. A. The adult learner: The definitive classic in adult education and human resource development. 7th ed. London: Elsevier. 2011.
KNOWLES, Malcolm S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge Adult Education, 1980.
LINDEMAN, Eduard C. The meaning of Adult Education. New Republic, INC. New York, 1926.
MACK, Natasha. WOODSONG, Cynthia. MACQUEEN, Kathleen M. GUEST, Greg. NAMEY, Emily. Qualitative Research Methods: a data collector’s field guide. Family Health International, 2005.
MERRIAM, S. B.; BROCKETT, R. G. The profession and practice of adult learning: an introduction. San Francisco: Jossey-Bass, 2007.
MERRIAM, Sharan B.; CAFFARELLA, Rosemary S. Learning Adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.
MERRIAM, S.B. Qualitative Research: a guide to design and interpretation. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.
MEZIROW, J. & ASSOCIATES. Fostering critical reflection in adulthood: A guide to transformative and emancipatory learning. San Francisco, California. Jossey-Bass. 1990.
MEZIROW, Jack. Learning to think like an adult: Core concepts of transformation theory. In: MEZIROW, J. & Associates (Eds). Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress. San Francisco, CA. Jossey-Bass. 2000.
MEZIROW, J.; TAYLOR, E. W. & ASSOCIATES. Transformative Learning in Practice: Insights from community, workplace and higher education. San Francisco, CA. Jossey-Bass. 2009.
PARKES, Dave. About Adult Education - Transformative Learning. Journal of Workplace Learning, v. 13, n. 4, p. 182-183, 2001.
PERCY, Rachel. The contribution of transformative learning theory to the practice of participatory research and extension: Theoretical reflections. Agriculture and Human Values, 2005.
ROESCH, Sylvia M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.