ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO DAS VENDAS E DO PIB PER CAPITA DOS PRINCIPAIS MERCADOS DA SÉTIMA GERAÇÃO DE CONSOLES DE VIDEOGAMES NO PERÍODO DE 2006-2011

Autores

  • Nelson Guilherme Machado Pinto
  • Daniel Arruda Coronel UFSM
  • Róger Pase Bresolin Acadêmico de Administração da UFSM e Bolsista Voluntário de Iniciação Científica. E-mail: rogerbresolin@aol.com

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v3i3.131

Palavras-chave:

Sétima Geração, Consoles de Videogame, PIB per capita.

Resumo

O mercado de videogames está em constante inovação, sendo divido em gerações. Assim, o objetivo geral do trabalho é verificar o impacto do Produto Interno Bruto (PIB) per capita sobre a evolução das vendas da sétima geração de consoles de mesa nas principais regiões consumidoras dessa indústria, no período de 2006 a 2011. A fim de verificar a influência do PIB per capita sobre a evolução desses mercados, foi utilizada uma adaptação do modelo de regressão aplicado por Alvarez, Fávero e Luppe (2007). O console da Nintendo pode ser considerado o “vencedor” dessa geração no período estudado, fato consequente da estratégia adotada pela empresa para essa geração. Os resultados do modelo demonstram uma satisfatória significância estatística dos coeficientes nas regressões realizadas e um alto poder de ajuste, verificando que o PIB per capita tem impacto nas vendas dos consoles da sétima geração de videogames em seus principais mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Guilherme Machado Pinto

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bolsista de Coordenação de Pessoal Nível Superior (CAPES). E-mail: nelguimachado@hotmail.com

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Editor de Seção da Revista Ciência Rural e Membro do Conselho Editorial da Revista do CCEI, além de parecerista de várias revistas acadêmicas. Tem experiência na área de Economia e Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Brasileira, Política Industrial, Métodos Quantitativos, Competitividade Internacional do Agronegócio Brasileiro e Projetos de Investimento.

Róger Pase Bresolin, Acadêmico de Administração da UFSM e Bolsista Voluntário de Iniciação Científica. E-mail: rogerbresolin@aol.com

Acadêmico de Administração da UFSM e Bolsista Voluntário de Iniciação Científica. E-mail: rogerbresolin@aol.com

Downloads

Publicado

2013-08-06

Como Citar

Pinto, N. G. M., Coronel, D. A., & Bresolin, R. P. (2013). ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO DAS VENDAS E DO PIB PER CAPITA DOS PRINCIPAIS MERCADOS DA SÉTIMA GERAÇÃO DE CONSOLES DE VIDEOGAMES NO PERÍODO DE 2006-2011. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(3), 44-60. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i3.131

Edição

Seção

Artigos científicos