EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM BACHARÉIS EM ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Educação para a Sustentabilidade, Administração, Formação profissional, Discentes.Resumo
A Educação para a Sustentabilidade (EpS) é uma temática que vem ganhando espaço no Ensino Superior. Notadamente em cursos de gestão, uma vez que tais cursos formam, entre outros profissionais, gestores que estarão à frente das organizações e, por conseguinte, serão estes os tomadores de decisões. Desse modo, torna-se importante a integração da sustentabilidade na formação dos bacharéis em administração. Assim, o presente estudo buscou compreender como ocorre a inserção da temática sustentabilidade na formação dos discentes do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), instituição federal de ensino superior localizada no nordeste brasileiro. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo com 64 discentes participantes. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários. Os principais resultados da pesquisa apontam que os discentes concluintes do curso de Administração da UFPE/CAA entendem a importância da EpS na sua formação, mas consideram que o curso da referida instituição tem dado pouca ênfase a tal temática, o que pode influenciar na atuação do futuro administrador frente aos problemas socioambientais enfrentados pelas organizações.
Downloads
Referências
ALVES, A. P. F.; NASCIMENTO, L. F. M. Proatividade de práticas sustentáveis: uma análise das práticas da empresa Mercur S.A. Revista de Administração da UFSM, v. 9, p. 25-42, 2016.
ALVES, A. P. F.; SANTOS, J. G.; SILVA, M. E. Integração na Cadeia de Suprimentos: Ampliando a Sustentabilidade da Cadeia. In: Anais do XVII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, SIMPOI. São Paulo, Ago, 2015.
ARAÚJO, S. M.; FREITAS, L. S.; ROCHA, V. S. G. Gestão Ambiental: Práticas Sustentáveis nos Campi de uma IFES. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade – REUNIR, V. 7, n. 3, set-dez, 2017, p. 36-50.
BARBIERI, J. C. A educação ambiental e a gestão ambiental em cursos de graduação em administração: objetivos, desafios e propostas. Revista de Administração Pública –RAP. Rio de Janeiro 38(6): 919-46, Nov./Dez. 2004.
______.; SILVA, D. da. Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental: Uma Trajetória Comum com Muitos Desafios. ISSN 1678 – 6971. Revista Administração Mackenzie – RAM, v. 12. n. 3. Edição Especial. São Paulo, SP. Maio/Jun. 2011.
BECKER, J. L. Estatística Básica: Transformando Dados em Informação. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: abr. 2015.
BRUNSTEIN, J.; GODOY, A. S.; SILVA, H. C. Educação para a sustentabilidade nas escolas de administração. São Carlos: RiMa Editora, 2014. 384 p.
International Institute for Sustainable Development. The Sustainable Development Timeline. Disponível em: <https://www.iisd.org/pdf/2012/sd_timeline_2012.pdf>. Acesso em: abr. 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.
FRANCO, I. T.; et al. A inserção da temática de sustentabilidade na formação de futuros gestores: como os professores se deparam com o assunto? Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro V. 16, nº 3 p. 571– 607, Jul Ago Set, 2015.
FENKER, E. A. Estratégias De Sustentabilidade: Novos Rumos? In: Anais do XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, set., 2012.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 175p.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; HERRERA, C. B.; CRUZ, M. T. S. Desafios (e Dilemas) para inserir sustentabilidade nos currículos de Administração: um estudo de caso. Revista Administração Mackenzie – RAM, v.14, n.3, 2013.
HOPKINS C.; MCKEOWN, R. Education for sustainable development: An international perspective. In TILBURY, D.; STEVENSON, R.; FIEN, J.; SCHEREUDER, D. (Eds.) Education and Sustainability: Responding to the Global Challenge. Commission on Education and Communication, IUCN, Gland, Switzerland and Cambridge, UK, p.13-24. 2002.
HOPWOOD, B.; MELLOR, M.; O’BRIEN, G. Sustainable Development: Mapping Different Approaches. Sustainable Development, v. 13, p. 38–52, 2005.
JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n.118, p. 189-205, mar. 2003.
______.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. de. Educação para a Sustentabilidade nos Cursos de Administração: Reflexão sobre Paradigmas e Práticas. ISSN 1678-6971. Revista Administração Mackenzie – RAM, v. 12. n. 3. Edição especial. São Paulo – SP. Mai/Jun 2011.
______.; TRISTÃO, M.; FRANCO, M. I. G. C. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Caderno Cedes, Campinas, v.29, n.77, p.63-79, jan./abr. 2009.
LOZANO, R. Diffusion of sustainable development in universities’ curricula: an empirical example from Cardiff University. Journal of Cleaner Production, v.18, p.637-644, 2010.
MASCARENHAS, M. P. Educação para a Sustentabilidade: a formação da nova geração de Administradores nas IES da RMBH. 2013. 156 p. (Mestrado em Administração) – Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, 2013.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental: CNE/CP, 2012. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes.pdf. Acesso: Out., 2016.
ORR, D. W. O que compete ao ensino superior hoje? Estado do Mundo, 2010. Wordwatch Institute, 2010. Disponível em: http://www.wwiuma.org.br/estado_2010.pdf. Acesso em: julho, 2015.
PALMA, L. C.; ALVES, N. B.; SILVA, T. N. Educação para a sustentabilidade: a construção de caminho no IFGS. Revista Administração Mackenzie – RAM, v.14, n.3, 2013.
PALMA, L. C.; OLIVEIRA, L. M. de; VIACAVA, K. R. Sustainability in Brazilian federal universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 12, n. 3, p. 250-258, 2011.
PALMA, L. C.; PEDROZO, E. A. A Complex Framework: Expanding the Understanding of the Human Being and Organizations to Integrate Sustainability in Education and Promote Transformative Learning. In: LEAL FILHO, et al. Integrative Approaches to Sustainable Development at University Level. Springer International Publishing, 2015a.
PALMA, L. C.; PEDROZO, E. A. Analysis Matrix for Sustainable Transformative Learning: an assessment methodology of sustainability integration in universities. Assess Eval High Edu, v. 1, p. 1-16, 2015b.
PASE et al. Educação Ambiental na Universidade: Percepção dos Acadêmicos do Curso de Administração em Santa Maria – RS. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), Guarapuava – Irati/ PR; v.12. n. 2, abril/junho. 2014.
PEREIRA, A. M.; LIMA, D. A. L. L. Os impactos ambientais e as oportunidades de negócios: estudos de casos. In: Anais do IV Encontro Nacional da ANNPAS. Brasília – DF. 2008.
SANTOS, J. G. Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para o Turismo: aplicação de uma abordagem participativa em Porto de Galinhas, PE. Programa de Pós-Graduação em Administração – PROPAD, 2013.
______; ALVES, A. P. F. CÂNDIDO, G. A. A sustentabilidade na formação de administradores: uma análise dos currículos pedagógicos de uma instituição do ensino superior. In: Anais do II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. Porto Alegre, Out, 2015.
______; OLIVEIRA, D. L. L. OLIVEIRA, K. F. V. Sistema de gestão ambiental para campi universitário: uma proposta para o Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. In: Anais do II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. Porto Alegre, Out, 2015.
SARTORI, S.; LATRÔNICO, F.; CAMPOS, L. M. S. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Uma Taxonomia no Campo da Literatura. Ambiente & Sociedade. São Paulo: v. XVII. n. 1. jan – mar 2014. p 1 – 22.
SILVA et al. Um espelho, um reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como Subsídio para uma Tomada de Decisão Consciente do Administrador. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo/ SP. v. 14. n. 3. edição especial, maio/junho. 2013.
STERLING, S. Transformative Learning and Sustainability: sketching the conceptual ground. Learning and Teaching in Higher Education, v.5, p.17-32, 2010-11.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
TAUCHEN, J. A.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Revista Gestão & Produção. v. 13, n.3, set.-dez. 2006.
TEODÓSIO, A. S. S.; BARBIERI, J. C.; CSILLAG, J. M. Sustentabilidade e competitividade: novas fronteiras a partir da gestão ambiental. Revista Gerenciais. São Paulo. v. 5. n. especial. p 37 – 49. jan./jun. 2006.
THOMAS, Ian. Critical Thinking, Transformative Learning, Sustainable Education, and
Problem-Based Learning in Universities. Journal of Transformative Education, v. 7, n. 3,
p. 245-264, 2009.
UFPE – Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Disponível em: < https://www.ufpe.br/caa/index.php?option=com_content&view=article&id=55&Itemid=71>. Acesso em: jul. 2017.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília, 2005. 120 p.
VENZKE, C. S.; NASCIMENTO, L. F. M. Caminhos e Desafios para a Inserção da Sustentabilidade Socioambiental na Formação do Administrador Brasileiro. Revista Administração Mackenzie – RAM, v.14, n.3, 2013.
VASCONCELOS, K. C. A.; SILVA Jr., A. Educar Gerentes para Sustentabilidade: Os Desafios de uma Escola de Negócios Brasileira com Atuação Internacional. In: Anais do XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, set/2010.
WRIGHT, T.; HORST, N. Exploring the ambiguity: what faculty leaders really think of sustainability in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 14, n. 2, p. 209-227, 2013.
WCED Our common Future. Oxford: Oxford University Press, 1987. Disponível em: <http://www.un-documents.net/wced-ocf.htm.>. Acesso em: fev. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.