Práticas de Sustentabilidade Adotadas pelas Vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1058

Palavras-chave:

Sustentabilidade Empresarial. Proatividade Ambiental. Indústria Vinícola.

Resumo

O artigo tem o objetivo de investigar as práticas de sustentabilidade das vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe. O estudo foi realizado mediante pesquisa descritiva e estudo de caso, com análise qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas aplicadas com gestores em três vitivinícolas associadas à ProGoethe, que contemplou aspectos relacionados as características das vitivinícolas, do processo de gestão e das práticas de sustentabilidade nas dimensões ambiental, sociocultural e econômica. Os resultados mostraram que essas organizações apresentam características semelhantes em termos de estrutura e de gestão e cumprem as exigências legais e normativas no que se refere à sustentabilidade empresarial. Conclui-se que para ser uma vitivinicultura sustentável de fato é preciso ir além dos cumprimentos dos requisitos legais e incorporar práticas de sustentabilidade proativa na estratégia e cultura organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo coordenadora do Programa de Pós-graduação em Controle de Gestão e Professora do Programa de Pós-graduação em Contabilidade. Em 2020 devido a sua participação no projeto CAPES/PRINT/UFSC - NEXUS, atua como Professora Visitante na Università di Macerata na Itália. Graduada em Ciências Contábeis (1999), com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València - Espanha (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atua como Editora Adjunta da Revista Contemporânea de Contabilidade da UFSC/Br, e Editora Associada da Revista de Contabilidad y Negócio da PUC/Perú. Líder do Grupo de Pesquisa NEMAC/UFSC: Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Contablidade. Em seus projetos de pesquisa tem resultado em publicações com pesquisadores da Espanha, de Portugal, Colombia e Peru. Tem experiência em Ciências Contábeis com foco em Meio Ambiente e Sociedade. Na área de meio ambiente tem atuado com foco nas organizações públicas e privadas para compreender os temas relacionados a evidenciação ambiental, contabilidade gerencial ambiental e NEXUS. Na área de socidade tem atuado com foco nas organizações públicas para compreender temas como sustentabilidade em cidades, gestão fiscal e orçamento governamental.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Cittadin, A., & da Rosa, F. S. (2022). Práticas de Sustentabilidade Adotadas pelas Vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe em Santa Catarina. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 1-13. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1058

Edição

Seção

Artigos científicos