O PRODUTO VERDE É SEMPRE “VERDE”? UMA ANÁLISE DO BLOCO CERÂMICO A PARTIR DO ECODESIGN

Autores

  • Isabel Joselita Barbosa da Rocha Alves Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v3i1.102

Palavras-chave:

Ecodesign. Produto verde. Ecodesign PILOT. Teia das Estratégias do Ecodesign.

Resumo

Atualmente, face aos problemas ambientais causados pela produção e consumo exacerbados de materiais e energia e dos resíduos gerados, a atividade de desenhar produtos verdes é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Este estudo objetivou analisar através do uso combinado das ferramentas de ecodesign: Ecodesign PILOT e Teia das Estratégias do Ecodesign (TEE) se um produto concebido como verde é de fato “verde”. Teoricamente centrou-se na discussão de ecodesign, produtos verdes e nas ferramentas de ecodesign utilizadas, as quais contemplam todas as etapas do ciclo de vida do produto.  Trata-se de um estudo de caso, cujo objeto foi o Bloco Cerâmico Econômico. Foram utilizadas entrevista semiestruturada e dois questionários elaborados a partir das ferramentas citadas. Como resultados, o Ecodesign PILOT classificou o produto como Tipo B, ou seja, a fase de fabricação apresenta maior carga ambiental. Quanto à TEE, a otimização pós-uso do produto foi considerada de alta prioridade, isto se dá pelo fato da empresa não manter uma política de reciclagem do produto ao final de sua vida útil, dada a impossibilidade de identificar o responsável pelos resíduos gerados. Os demais resultados das duas ferramentas apresentaram-se convergentes, mostrando que o produto de fato pode ser considerado como verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Joselita Barbosa da Rocha Alves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Recursos. Especialista em Contabilidade Gerencial. Especialista em Auditoria Fiscal-contábil. Docente do Departamento de Contabilidade da UEPB.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Professora do PPGRN/UFCG.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Alves, I. J. B. da R., & Freitas, L. S. de. (2013). O PRODUTO VERDE É SEMPRE “VERDE”? UMA ANÁLISE DO BLOCO CERÂMICO A PARTIR DO ECODESIGN. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 3(1), 1-20. https://doi.org/10.18696/reunir.v3i1.102

Edição

Seção

Artigos científicos