Instituições de Ensino Superior e as Transformações do Espaço Urbano: Reflexos na dinâmica Estrutural Socioeconômica

Autores

Palavras-chave:

Cenário Urbano, Sociedade, Desenvolvimento, Educação

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar a organização no espaço urbano como resultado das transformações empreendidas sob a ótica socioeconômica e político-cultural do bairro Itararé no município de Campina Grande – PB, a partir da construção e da operacionalização do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – CESED, com as Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA e a Faculdade de Ciências Médicas – FCM, as quais contribuíram para um potencial significativo de indicadores para a formulação de políticas públicas setoriais e o desenvolvimento local/regional. Na perspectiva de analisar as características do fenômeno estudado e elucidar variáveis importantes nessa discussão, compreendendo a sua natureza e a correlação entre elas, desenvolveu-se o estudo com delineamento da pesquisa em função dos objetivos requeridos, sendo necessário traçar um caminho metodológico. Assim, o tipo de pesquisa foi exploratória com uma abordagem analítica dos dados quantitativos. Também se utilizou da pesquisa bibliográfica que contribuiu para uma compreensão mais ampla no campo teórico-conceitual, a observação não participante e a entrevista semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que, após as instalações do CESED, o bairro tem recebido melhorias em sua infraestrutura, com investimentos particulares interessados na exploração comercial, construção habitacional, hotelaria, próximo a Instituições de Ensino Superior, locais relativos à demanda universitária, atuando principalmente como um polo de desenvolvimento local/regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Rodrigues de Melo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Armando Rodrigues de Melo

Graduado em Agroecologia - Universidade Estadual da Paraíba- UEPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, Sra., Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1997). Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande(2011). Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, no Departamento de Ciências Sociais, Professora Permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional(UEPB). Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional - UEPB. Professora Permanenete do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (UFCG).

 

Iara Bezerra de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em  Recursos Naturais – UFCG

Suelma Ferreira do Oriente

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – UFCG

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Rodrigues de Melo, A., Ramalho, Ângela M. C., Oliveira, I. B. de, & Ferreira do Oriente, S. (2020). Instituições de Ensino Superior e as Transformações do Espaço Urbano: Reflexos na dinâmica Estrutural Socioeconômica. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 46-56. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/932

Edição

Seção

Artigos científicos