APLICABILIDADE DA ICPC 14 E SEUS EFEITOS NOS ÍNDICES FINANCEIROS: UM ESTUDO DE CASO NA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA REGIÃO DE TIROS E MATUTINA/MG – SICOOB CREDITIROS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v5i1.276Keywords:
ICPC 14, Indicadores Financeiros, CooperativasAbstract
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) bem como o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em sua Instrução de Pronunciamentos Contábeis – ICPC 14, indicam que as cotas partes dos cooperados em cooperativas e similares devem ser transferidas no todo ou em partes do Patrimônio Líquido para o Passivo Não Circulante. Essa instrução altera a estrutura patrimonial das cooperativas podendo causar um impacto nos seus indicadores financeiros. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo analisar o efeito da Norma ICPC 14 na estrutura patrimonial e nos principais índices financeiros da Cooperativa de Crédito da região de Tiros e Matutina SICOOB-CREDITIROS. Foram utilizados como arcabouços teóricos: Sociedades Cooperativas; Normas Internacionais de Contabilidade e Norma ICPC 14 e Análises Financeiras. O trabalho foi elaborado a partir de dados extraídos dos balanços patrimoniais semestrais da SICOOB-CREDITIROS dentre os períodos de 2010 a 2013, foram observados os principais índices financeiros antes e depois da aplicação da Norma ICPC 14 representados graficamente, estatisticamente realizou-se o Teste t de Médias Emparelhadas para dados com distribuição normal e para dados com distribuição anormal foi aplicado o Teste de Man-Whitney. Pôde se concluir que os indicadores de Liquidez Geral, Endividamento Geral e Participação no Capital de Terceiros se apresentaram desfavoráveis, o índice Liquidez Corrente permaneceu inalterado e os índices de Composição do Endividamento e Retorno sobre o Patrimônio Líquido sofreram variações favoráveis em relação ao ICPC 14. Sendo que o efeito nos indicadores que sofreram alterações resultantes da Norma ICPC14, foi significativo.
Downloads
References
ASSAF NETO, A. Estrutura e Análise de Balanços – Um enfoque econômico-financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRAGA, H, B. Demonstrações Contábeis – Estrutura, Análise e Interpretação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
BRASIL, Lei no 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de
Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras
providências. República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 dez. 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5764.htm>. Acesso em: 30 de Outubro de 2013.
BRAULE, R. Estatística aplicada com Excel: para cursos de administração e economia. 6º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 00 R1 (Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis). Disponível em: http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=14. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC 39 (Classificação e Apresentação dos Instrumentos Financeiros nos Balanços Patrimoniais). Disponível em: http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_39_rev%2003.doc. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – Interpretação Técnica ICPC 14 (Cotas de Cooperados em Entidades Cooperativas e Instrumentos Similares). Disponível em: http://www.cpc.org.br/pdf/ICPC_14.pdf. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo, Editora Atlas, 2007.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços. 8º ed. Revista e Atualizada, São Paulo: Atlas, 2007.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. ed. São Paulo: EPU; 1986.
MARION, José Carlos Marion. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade
Empresarial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARÔCO, João. Análise Estatística: Com Utilização do SPSS. Lisboa: Silabo, 2003. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=9d2XupSlDmUC&printsec=frontcover&dq=Maroco+estatistica&hl=ptBR&sa=X&ei=J2zUUuyKKJOrkQek1IDYDg&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q=Maroco%20estatistica&f=false. Acesso em: 01 de Novembro de 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.