Análise comparativa do mix de marketing de serviços em franquias: um estudo sobre Água Doce Express e Água Doce Master

Autores

Palavras-chave:

Canais de distribuição, Mix de marketing, Franchising

Resumo

A escolha do caminho a ser utilizado para disponibilizar produtos e serviços ao público a quem se destina é um das principais decisões para as organizações ou todos os esforços empregados para produção dos bens e serviços serão em vão. Todavia, canais de distribuição diferentes exigem estratégias diferentes as quais precisam estar bem alinhadas para seja entregue valor ao cliente. Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing envolvidas no desenvolvimento de um novo canal de comercialização do Grupo Água Doce Sabores do Brasil. Especificamente, buscou-se analisar o composto de marketing dos modelos de franquias Água Doce Express e Água Doce Master. Notou-se que os negócios foco deste estudo diferenciam-se quanto ao investimento inicial, público-alvo, formato dos produtos ofertados, preço, perfil de franqueado, estrutura física e processo. Assim, por atingirem perfis diferentes de consumidores, existe uma menor probabilidade de conflitos entre os dois formatos de distribuição. A introdução do novo formato de franquia possibilitará à empresa a ampliação do mercado de atuação, atingindo um novo perfil de cliente. Todavia, a criação do novo modelo de negócio exigirá do franqueador um melhor planejamento estratégico e gerenciamento dos franqueados para que sejam bem sucedidos.

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Biografia do Autor

Thamara Cristina Mendes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento pela Universidade Estatual Paulista (UNESP). 

Gessuir Pigatto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Mendes de Oliveira, T. C., Pigatto, G., & de Camargo Ferraz Machado, J. G. (2020). Análise comparativa do mix de marketing de serviços em franquias: um estudo sobre Água Doce Express e Água Doce Master. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 56-68. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/991

Edição

Seção

Artigos científicos