EDUCAÇÃO EM MARKETING: VISÕES E PRÁTICAS DE DOMESTICAÇÃO NO CONTEXTO NORDESTINO

Autores

  • Madiã Fernandes Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Diana Teixeira de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.427

Palavras-chave:

Ensino de Administração. Domesticação. Macromarketing.

Resumo

O presente ensaio apresenta uma discussão sobre educação em Marketing considerando as perspectivas do Macromarketing, bem como a realização de processos de hibridização e/ou domesticação dos conceitos teóricos para melhor aplicação dos mesmos. Desenvolvemos o texto formulando ideias reflexivas e debates sobre o atual panorama da educação superior em cursos de bacharelado em Administração no que tange principalmente às disciplinas de Marketing. Consideramos que esse ensino não considera, em sua aplicação, questões fundamentais como contexto e cultura, sendo o mesmo voltado para disseminação de conceitos algumas vezes sem aplicabilidade em realidades como a do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madiã Fernandes Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Mestre em Adminsitração pela Universidade Federal da Paraíba, principais interesses de pesquisa administração, marketing, marketing e sociedade, macromarketing, políticas públicas, empreendedorismo.

Referências

ARAÚJO, T. B. Northeast, northeasts: what northeast? Latin American Perspectives, v. 31 n. 2, p. 16-41, 2004.

BARTELS, R.; JENKINS, R. Macromarketing. Journal of Marketing, v. 41, 1977.

COELHO, F. Educação superior, formação de administradores e setor público: um estudo sobre o ensino de Administração pública em nível de graduação no Brasil. 2006. Tese de Doutoramento. Escola de Administração de Empesas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.

DENEGRI-KNOTT, J.; WITKOWSKI, T.; POPILI, G. Marketeando: Domestication marketing education the “peruvian way”. Journal of Macromarketing, v. 33, p 41-4, 2012.

HOLBROOK, M. Marketing miseducaion and the MBA Mind: Bullshit happens. Marketing Education Review, v. 15, p. 1-4, 2005.

HUCZYNSKI, A; BUCHANAN, D. Theory from fiction: a narrative process perspective on the pedagogical use of feature film. Journal of Management Education, v. 28, n. 6, p. 707-726, 2004.

KOTLER, O. A Generic concept of marketing. Journal of Marketing, v. 36, 1972.

LAYTON, R. Marketing systems - a core macromarketing concept. Journal of Macromarketing, v. 27, n. 3, p. 227-242, 2007.

WAIANDT, C.; FISCHER, T.; FONSECA, R. A História do Ensino em Administração: Contribuições Metodológicas e uma Proposta de Agenda de Pesquisa. In: Encontro da ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais.. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.

WOOD JR., T. CALDAS, M. Antropofagia Organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 38, n.4, p. 6-17, 1998.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Vasconcelos, M. F., Costa, F. J., & Carvalho, D. T. de. (2016). EDUCAÇÃO EM MARKETING: VISÕES E PRÁTICAS DE DOMESTICAÇÃO NO CONTEXTO NORDESTINO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 6(1), 107-117. https://doi.org/10.18696/reunir.v6i1.427

Edição

Seção

Artigos científicos