Estratégias de comunicação de green marketing direcionadas à logística reversa
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1197Palavras-chave:
Green marketing, sustentabilidade, logística reversa.Resumo
Os impactos no meio ambiente resultantes dos processos da cadeia produtiva, assim como os efeitos que essas ações já ocasionaram e seus potenciais efeitos futuros, têm gerado uma crescente discussão quanto à temática ambiental. Nesse contexto, o interesse dos gestores pela prática da logística reversa e o marketing verde (green marketing) são crescentes visto o endurecimento das legislações ambientais, a pressão dos consumidores e os benefícios para a imagem organizacional. A informação voltada aos integrantes da cadeia produtiva, especialmente aos consumidores finais, é um dos elementos fundamentais de qualquer iniciativa na área de logística reversa. Nesse contexto, o desafio dos gestores tanto é desenvolver e implementar sistemas de logística reversa, bem como comunicar, incentivar e instruir seus clientes a aderirem a esse sistema, ou seja, fazerem uso do green marketing. Diante deste cenário, surge um problema de pesquisa: “Quais são as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa?” Assim, o objetivo deste trabalho foi elencar as estratégias de comunicação de green marketing utilizadas pelas empresas para incentivar e instruir seus consumidores a contribuírem com a logística reversa.
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