Instituições de Ensino Superior e as Transformações do Espaço Urbano: Reflexos na dinâmica Estrutural Socioeconômica
Palavras-chave:
Cenário Urbano, Sociedade, Desenvolvimento, EducaçãoResumo
O presente estudo tem o objetivo de analisar a organização no espaço urbano como resultado das transformações empreendidas sob a ótica socioeconômica e político-cultural do bairro Itararé no município de Campina Grande – PB, a partir da construção e da operacionalização do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – CESED, com as Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA e a Faculdade de Ciências Médicas – FCM, as quais contribuíram para um potencial significativo de indicadores para a formulação de políticas públicas setoriais e o desenvolvimento local/regional. Na perspectiva de analisar as características do fenômeno estudado e elucidar variáveis importantes nessa discussão, compreendendo a sua natureza e a correlação entre elas, desenvolveu-se o estudo com delineamento da pesquisa em função dos objetivos requeridos, sendo necessário traçar um caminho metodológico. Assim, o tipo de pesquisa foi exploratória com uma abordagem analítica dos dados quantitativos. Também se utilizou da pesquisa bibliográfica que contribuiu para uma compreensão mais ampla no campo teórico-conceitual, a observação não participante e a entrevista semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que, após as instalações do CESED, o bairro tem recebido melhorias em sua infraestrutura, com investimentos particulares interessados na exploração comercial, construção habitacional, hotelaria, próximo a Instituições de Ensino Superior, locais relativos à demanda universitária, atuando principalmente como um polo de desenvolvimento local/regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.