GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE OBRAS PÚBLICAS: COMPREENSÃO DESSES INVESTIMENTOS PÚBLICOS.

Autores

  • Fernando Junqueira Bordignon FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Marlene Valerio dos Santos Arenas FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.842

Palavras-chave:

Eficiência do gasto público., Obras públicas., Projetos complexos.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender a forma do investimento público em obras públicas sob o aspecto da eficiência e eficácia que deve pautar a ação estatal. Utilizando como principal base o Gerenciamento de projetos, a pesquisa buscou em três grandes empreendimentos rodoviários públicos avaliar a aplicação de ferramentas de gestão e de gerenciamento de projetos por partes dos gestores públicos. As ferramentas de pesquisas foram baseadas em entrevistas semiestruturas, análise documental e observação direta. Para as entrevistas foram selecionados profissionais públicos de alta gerência, bem como os profissionais públicos que atuam diretamente nas obras, esta seleção teve a capacidade de captar com fidedignidade a realidade investigada. Os resultados demonstraram que, processos que têm alta exigência legal e dos órgãos de controle, têm alta aderência com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, por outro lado existiram processos prejudicados por terem menor exigência da legislação e também por restrições de pessoal e recursos. Também foram realizadas recomendações aos administradores públicos com o intuito de alavancar o atingimento de resultados na área pesquisada, trabalho este materializado em uma cartilha orientativa que será disponibilizada aos administradores públicos.

Palavras chaves: Eficiência do gasto público. Obras públicas. Projetos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Junqueira Bordignon, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), é pós-graduando em Desempenho de Fundações e Estruturas pelo Instituto de Pós-graduação e é mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal do Rondônia. Ocupa atualmente o cargo de Auditor de Controle Externo pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e de Professor de Ensino Superior em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rondônia (UNIR). Atuou como Engenheiro Civil em obras de infraestrutura por grandes organizações da área de Construção Civil, dentre as quais: Ferrovia Norte-Sul Lote 3s, Usina Hidrelétrica de Jirau e grandes empreendimentos imobiliários. Exerceu o cargo de gerência de obra na construção de subestações no Estado de Rondônia e em obras residenciais.

Marlene Valerio dos Santos Arenas, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Possui graduação em Ciências Contábeis (1986), em Administração (1989), graduação em Esquema I-licenciatura de 1º e 2º graus (1991) pela Universidade Federal de Rondônia, em Direito (2013) pela Faculdade de Rondônia, Pós-graduação em Metodologia de Ensino Superior (1995)pela Universidade Federal de Rondônia, mestrado em Engenharia da Produção (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina (conceito 5 CAPES) e Doutora em Administração (2013) pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Conceito 7 CAPES), com pesquisa em Assédio moral e saúde no trabalho do servidor público do judiciário: implicações psicossociais; em licitações sustentáveis. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Rondônia, contadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e Perita do Juiz da Justiça Federal. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - CEDSA/UNIR/CNPq e líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Interdisciplinares em Contabilidade e Gestão Organizacional" UNIR/CNPq.Tem experiência na área de educação, auditora na área pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, auditoria pública, planejamento e gestão governamental, contabilidade pública, transferências constitucionais, convênios, contabilidade de custos, licitações e contratos.

Downloads

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Bordignon, F. J., & Arenas, M. V. dos S. (2019). GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE OBRAS PÚBLICAS: COMPREENSÃO DESSES INVESTIMENTOS PÚBLICOS. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 9(1), 41-49. https://doi.org/10.18696/reunir.v9i1.842

Edição

Seção

Artigos científicos