EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM BACHARÉIS EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Guimarães Santos Atualmente doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Ana Paula Ferreira Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Dielly Rodrigues Lopes Florêncio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Charles Evandre Vieira Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Palavras-chave:

Educação para a Sustentabilidade, Administração, Formação profissional, Discentes.

Resumo

A Educação para a Sustentabilidade (EpS) é uma temática que vem ganhando espaço no Ensino Superior. Notadamente em cursos de gestão, uma vez que tais cursos formam, entre outros profissionais, gestores que estarão à frente das organizações e, por conseguinte, serão estes os tomadores de decisões. Desse modo, torna-se importante a integração da sustentabilidade na formação dos bacharéis em administração. Assim, o presente estudo buscou compreender como ocorre a inserção da temática sustentabilidade na formação dos discentes do curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), instituição federal de ensino superior localizada no nordeste brasileiro. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo com 64 discentes participantes. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários. Os principais resultados da pesquisa apontam que os discentes concluintes do curso de Administração da UFPE/CAA entendem a importância da EpS na sua formação, mas consideram que o curso da referida instituição tem dado pouca ênfase a tal temática, o que pode influenciar na atuação do futuro administrador frente aos problemas socioambientais enfrentados pelas organizações.

 

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Biografia do Autor

Jaqueline Guimarães Santos, Atualmente doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atualmente doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração.Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, este cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Ana Paula Ferreira Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutoranda em Administração da UFRGS.

Dielly Rodrigues Lopes Florêncio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Administração pela UFPE.

Charles Evandre Vieira Ferreira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Mestrando em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UERGS.

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Publicado

2020-03-05

Como Citar

Santos, J. G., Alves, A. P. F., Florêncio, D. R. L., & Ferreira, C. E. V. (2020). EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM BACHARÉIS EM ADMINISTRAÇÃO. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(1), 30-42. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/769

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