FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Autores

  • Nayara Batista Moreira UFBA
  • José Maria Dias Filho UFBA
  • Sonia Maria da Silva Gomes UFBA
  • Mirian Gomes Conceição UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.188

Palavras-chave:

Evidenciação socioambiental, Teoria da legitimidade, Percepção dos gestores,

Resumo

O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais.

 

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Publicado

2014-02-25

Como Citar

Moreira, N. B., Dias Filho, J. M., Gomes, S. M. da S., & Conceição, M. G. (2014). FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 4(1), 62-82. https://doi.org/10.18696/reunir.v4i1.188

Edição

Seção

Artigos científicos