O mercado fast fashion e a (in)sustentabilidade do setor sob o ponto de vista de estudantes universitários da Unifesspa de Rondon do Pará – PA
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1713Palavras-chave:
Consumismo; Indústria têxtil; e Gestão AmbientalResumo
O setor de fast fashion é um sistema que tem como características a produção em massa, alta rotatividade de peças de vestuário no mercado e com preços baixos, impulsionando o consumo desenfreado, principalmente pelo público jovem. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar qual a percepção dos estudantes universitários da Unifesspa de Rondon do Pará em relação ao consumo de fast fashion e a problemática ambiental. Para o alcance dos resultados, utilizou-se procedimentos de natureza quantitativa e amostragem, do tipo survey, com uma amostra de 46 respondentes, possibilitando análises descritivas e asserções acerca do cenário da população de interesse. Os resultados apontam que o fator ‘preço’ é o maior motivador de consumo do sistema fast fashion seguido dos fatores ‘tendências de moda’ e ‘influência das redes sociais’. Quanto a sua percepção em relação ao consumo e a sustentabilidade, os alunos compreendem os problemas ambientas causados pelo sistema fast fashion e a importância das práticas ambientais, no entanto, ainda não realizam com frequência algumas delas. Conclui-se a importância das discussões acerca dos problemas ambientais da indústria têxtil e a realização de ações para a mitigação do consumismo desenfreado e seus impactos ao longo dos anos.
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