O mercado fast fashion e a (in)sustentabilidade do setor sob o ponto de vista de estudantes universitários da Unifesspa de Rondon do Pará – PA

Autores

  • Sthefani dos Santos Silva Lima Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Poliana Ferreira da Costa UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
  • Tatiane Lopes Duarte Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Carlos Cesar Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1713

Palavras-chave:

Consumismo; Indústria têxtil; e Gestão Ambiental

Resumo

O setor de fast fashion é um sistema que tem como características a produção em massa, alta rotatividade de peças de vestuário no mercado e com preços baixos, impulsionando o consumo desenfreado, principalmente pelo público jovem. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar qual a percepção dos estudantes universitários da Unifesspa de Rondon do Pará em relação ao consumo de fast fashion e a problemática ambiental. Para o alcance dos resultados, utilizou-se procedimentos de natureza quantitativa e amostragem, do tipo survey, com uma amostra de 46 respondentes, possibilitando análises descritivas e asserções acerca do cenário da população de interesse. Os resultados apontam que o fator ‘preço’ é o maior motivador de consumo do sistema fast fashion seguido dos fatores ‘tendências de moda’ e ‘influência das redes sociais’. Quanto a sua percepção em relação ao consumo e a sustentabilidade, os alunos compreendem os problemas ambientas causados pelo sistema fast fashion e a importância das práticas ambientais, no entanto, ainda não realizam com frequência algumas delas. Conclui-se a importância das discussões acerca dos problemas ambientais da indústria têxtil e a realização de ações para a mitigação do consumismo desenfreado e seus impactos ao longo dos anos.

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Publicado

2024-09-29

Como Citar

Lima, S. dos S. S. ., Ferreira da Costa, P., Duarte, T. L. ., & Santos, C. C. . (2024). O mercado fast fashion e a (in)sustentabilidade do setor sob o ponto de vista de estudantes universitários da Unifesspa de Rondon do Pará – PA. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 14(2), 61-78. https://doi.org/10.18696/reunir.v14i2.1713

Edição

Seção

Artigos científicos