Feedback no Processo de Aprendizagem: proposta de estruturação e implicações percebidas por estudantes de Administração
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1698Palavras-chave:
Feedback, Ensino-aprendizagem, AdministraçãoResumo
O feedback é considerado um elemento importante para o processo de aprendizagem discente. O presente estudo objetiva analisar a contribuição da utilização de feedbacks para o processo de aprendizagem dos estudantes na percepção dos discentes matriculados em disciplinas da graduação em Administração da UFPB, além de descrever a aplicação da estratégia de feedbacks no contexto do curso supracitado, de forma a facilitar sua replicação por outros docentes. A disciplina utiliza feedbacks em três momentos distintos ao longo da sua execução. O estudo, portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa básica fazendo uso de observação participante e análise de relatos extraídos de questionários respondidos pelos discentes. Os resultados da investigação revelam que os alunos tendem a valorizar os feedbacks e os consideram importantes tanto na vida profissional quanto acadêmica. Além disso, entendem que o feedback efetivo deve ser imediato, expresso individualmente, podendo ser oral ou escrito, tornando-se uma prática contínua, clara, objetiva e de qualidade. Ademais, o estudo contribui com a estruturação do processo de feedback enquanto estratégia de ensino, considerando a operacionalização, regras e especificidades a se observar em sua aplicação.
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