Feedback no Processo de Aprendizagem: proposta de estruturação e implicações percebidas por estudantes de Administração

Autores

  • Murilo Gabriel da Costa Silva UFPE
  • Kátia Virginia Ayres Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Heudja Santana Varela Ribeiro de Araujo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Débora Karyne da Silva Abrantes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1698

Palavras-chave:

Feedback, Ensino-aprendizagem, Administração

Resumo

O feedback é considerado um elemento importante para o processo de aprendizagem discente. O presente estudo objetiva analisar a contribuição da utilização de feedbacks para o processo de aprendizagem dos estudantes na percepção dos discentes matriculados em disciplinas da graduação em Administração da UFPB, além de descrever a aplicação da estratégia de feedbacks no contexto do curso supracitado, de forma a facilitar sua replicação por outros docentes. A disciplina utiliza feedbacks em três momentos distintos ao longo da sua execução. O estudo, portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa básica fazendo uso de observação participante e análise de relatos extraídos de questionários respondidos pelos discentes. Os resultados da investigação revelam que os alunos tendem a valorizar os feedbacks e os consideram importantes tanto na vida profissional quanto acadêmica. Além disso, entendem que o feedback efetivo deve ser imediato, expresso individualmente, podendo ser oral ou escrito, tornando-se uma prática contínua, clara, objetiva e de qualidade. Ademais, o estudo contribui com a estruturação do processo de feedback enquanto estratégia de ensino, considerando a operacionalização, regras e especificidades a se observar em sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Gabriel da Costa Silva, M., Virginia Ayres, K., Santana Varela Ribeiro de Araujo, H., & Karyne da Silva Abrantes, D. (2024). Feedback no Processo de Aprendizagem: proposta de estruturação e implicações percebidas por estudantes de Administração. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(5), 41-59. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i5.1698

Edição

Seção

Chamada Especial: Competências e Aprendizagem