Palavra do Editor
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1592Palavras-chave:
EditorialResumo
PALAVRA DO EDITOR – REUNIR V.12, Nº 2, 2023
Caro(a) leitor(a), apresentamos o segundo volume do ano de 2023. Na oportunidade temos a satisfação de informar que esta é a segunda edição do periódico que está sendo publicado em duas línguas (português e inglês), com exceção dos artigos em que os autores não optaram pela tradução em razão da submissão do paper ter sido efetuada antes da adoção dessa prática pela REUNIR. A estratégia se concentra em busca de uma inserção do periódico no âmbito internacional.
Externo minhas congratulações aos autores que tiveram artigos publicados nesta edição. Gostaria, também, de agradecer pelo trabalho prestado pelos avaliadores dos artigos. Sem ao empenho destes esta edição não seria possível, muito obrigado pela parceria e empenho em contribuir para o crescimento de nosso periódico.
Neste número, são publicados 12 artigos científicos. O primeiro artigo foi escrito por Pedro Augusto Capanema de Souza Fogaça, Francisco Teixeira Raeder e José Augusto Veiga da Costa Marques avaliaram a reação das ações da Vale S.A. no mercado de capitais brasileiro ao rompimento das barragens, através da hipótese dos Mercados Eficientes, em que os preços das ações refletem as informações disponíveis no mercado.
No segundo artigo, os autores Adrik Bolandini, Layon Carlos Cezar e Ana Carolina Dias Pereira compreenderam a influência da certificação Fairtrade para os cafeicultores associados da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL.
O terceiro artigo de autoria de Arícia Fernandes Alves da Silva, Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes e Simone Rosa da Silva analisar o quanto os usuários estão utilizando a água de maneira racional em prédios públicos administrativos do Estado de Pernambuco.
No quarto artigo, Bruna Félix da Silva, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Marconi Freitas da Costa e Anderson Diego Farias da Silva estudaram como o papel de influenciador digital pode gerar vantagem competitiva para empresas do mercado gastronômico.
Por sua vez, no quinto artigo, Juliane Pacheco, Alessanderson Carvalho, Janaína Ferreira e Suliani Rover verificaram a relevância da sustentabilidade nas companhias brasileiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3).
No sexto artigo, Liliane Franciole Frazão, Cleber Carvalho de Castro e Cristina Lelis Leal Calegario identificaram o perfil das redes formadas para o alcance do ODS 9. Para tanto, foi considerado o modelo multinível e multidimensional (MLMD) através do modelo por Park e Lim (2018).
O sétimo artigo desta edição os autores Samara Zanedin, Marines Taffarel, Gelson Menon e Jean Lucca Menon investigaram o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto.
Já o artigo oito de autoria de Anderson Tiago Peixoto Gonçalves e Anderson Tiago Peixoto Gonçalves analisaram bibliometricamente a produção científica sobre Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade. Foram coletados artigos científicos publicados em Periódicos Nacionais e Internacionais, bem como Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, que têm como objetivo de pesquisa propor ou aplicar Sistemas de Indicadores na mensuração da Sustentabilidade.
No artigo nove, Cristiane Krüger, Cláudia de Freitas Michelin, Leonardo Medeiros Salau e Diuliane Thais Neu analisaram o perfil e a motivação dos graduandos em Ciências Contábeis da UFSM sobre o mercado eletrônico e investigar as plataformas mais utilizadas, além de observar os impactos que a pandemia trouxe no comportamento dos alunos pesquisados.
O artigo dez dos autores André Luis Rossoni e Renata Luiza de Castilho Rossoni mapearam a literatura sobre a divulgação de informações financeiras sobre os riscos relacionados ao clima, identificando os principais temas abordados, lacunas na pesquisa e tendências futuras. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura combinada com uma análise bibliométrica.
Claudia Maria da Silva Bezerra, Heidy Rodriguez Ramos, Eloisa Elena Shinohara e Magela Romero Almodóvar analisaram a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996).
Finalizando esta edição o artigo doze Rafael Salim Balassiano, Wilson Ikeda e Michele Nascimento Jucá verificaram se a adoção de práticas de sustentabilidade acarreta numa redução do custo de capital de 96 empresas – não financeiras – brasileiras, de capital aberto, e com informações de pontuação ESG de, ao menos, 3 anos no período de 2016 a 2020 utilizando regressões múltiplas lineares por pooled ou painel.
Espero que desfrutem dessa nova edição.
Saudações editoriais e acadêmicas.
Sousa, PB, 02 de Junho de 2023.
José Ribamar Marques de Carvalho, PhD.
Editor chefe REUNIR
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.