Processo emancipatório, estrutura orçamentária e suas implicações nos indicadores socioeconômicos dos municípios brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Federalismo fiscal; Processo emancipatório; Finanças públicas.

Resumo

O estudo avaliou o processo emancipatório no Brasil ocorrido antes e após a Constituição Federal de 1988 e suas implicações na estrutura orçamentária de seus municípios, considerando estratos populacionais. Justifica-se o estudo pela intensificação da emancipação, com diferentes motivações, sendo: pela atividade econômica do município, a extensão territorial, população e, na maioria das vezes, por lobbies políticos. Ests processo, culminou-se com a criação de municípios de pequeno porte e com baixa economia de escala. Causou-se uma divisão mais acentuada dos repasses do FPM, principalmente no seu coeficiente de determinação em função da pulverização da população. Neste contexto, para atender ao objetivo proposto, utilizou-se da técnica de dados em painel, regredindo-se indicadores sociais com montantes arrecadados e recebidos pelos municípios brasileiros, no período de 1999 a 2016. Percebeu-se que os menores municípios, independentemente do seu tempo de emancipação, apresentaram grande dependência das transferências intergovernamentais, principalmente do FPM, considerando que a maioria apresenta um contingente populacional baixo. Apesar da receita corrente dos municípios apresentarem-se significativa, constatou-se que o nível de dificuldade desses municípios na manutenção de sua estrutura operacional e controle de suas despesas é grande, considerando o baixo nível de arrecadação própria em função da baixa atividade econômica e de escala no oferecimento das políticas públicas. Concluiu-se que o processo emancipatório, ao originar, em grande parte das vezes, municípios de pequeno porte, não apresentou condições para estabelecer o crescimento e o desenvolvimento local. Somente os municípios maiores, emancipados antes de 1988, demonstraram-se mais independentes por suas arrecadações próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa. 

Luiz Antônio Abrantes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. 

Docente do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa.

Guilherme Avelar Oliveira

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa

Antônio Carlos Brunozi

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

Docente do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Fialho, L. da S., Abrantes, L. A., Avelar Oliveira, G. ., & Brunozi, A. C. (2020). Processo emancipatório, estrutura orçamentária e suas implicações nos indicadores socioeconômicos dos municípios brasileiros. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 90-101. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1037

Edição

Seção

Artigos científicos