Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.987

Palavras-chave:

Processo decisório., Adoção tecnológica., Instituição de ensino.

Resumo

O estudo do processo decisório é importante para todas as organizações, sejam elas entidades públicas ou privadas. Esse processo decisório é também relevante para adoção tecnológica, uma vez que o uso de ferramentas de tecnologia da informação tornou-se frequente em atividades e estratégias organizacionais, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o processo decisório para adoção tecnológica em uma instituição de ensino. Especificamente o trabalho buscou identificar, sob a ótica de gestores educacionais, e a partir do modelo de Rogers (2003), os elementos que compõem cada etapa do processo decisório. Para alcance deste objetivo foi empreendida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único no Instituto Federal de Sergipe (IFS). De forma geral, a análise do fluxo do processo decisório, e suas etapas, para a adoção das TICs no Instituto Federal de Sergipe, demonstra que diversas iniciativas importantes já são realizadas na instituição, algumas, no entanto, foram identificadas mais como esforços individuais dos gestores do que como um processo institucionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira Melo, Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM/UFS

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS. Secretaria Executiva no Instituto Federal de Sergipe. 

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Professora Associada do Departamento de Administração e Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal de Sergipe. Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM/UFS

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS. Professor substituto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe/UFS.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Melo, C. O., Luft, M. C. M. S., & Rocha, R. O. (2022). Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(2), 1-15. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i2.987

Edição

Seção

Artigos científicos