PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR À LUZ DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Palavras-chave: Práticas Sustentáveis. Planejamento Estratégico. Instituições Educacionais

Resumo

As discussões relativas à sustentabilidade vêm ganhando mais evidência diante da necessidade de conciliação entre desenvolvimento e sustentabilidade. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da sustentabilidade. Este estudo concebe as IES como disseminadoras do conhecimento e com relevante papel na orientação para o desenvolvimento sustentável, e aponta o planejamento estratégico como forte aliado operacional. O objetivo é analisar as atividades acadêmicas, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Verificou-se componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão, em busca de indícios de sustentabilidade, dimensionando-os quanto às perspectivas ambiental, econômica e social para que, paralelamente à análise da estratégia da IES, se apontasse melhorias para o alinhamento entre planejamento e sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem, predominantemente, qualitativa, viabilizada pelas técnicas bibliográfica e documental e examinada pela técnica de análise de conteúdo. A pesquisa revelou uma IES em evolução, mas estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um planejamento conscientemente sustentável; e atividades acadêmicas alicerçadas em aspectos tecnológicos, inovadores e com tendência à flexibilização. Destacou-se como sugestão de melhoria a implementação de um sistema de avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacyara Farias Souza Marques, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS Unidade Acadêmica de Direito - UAD Câmpus de Sousa
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), Mestrado em Ciências Jurídicas na área de concentração em Direito Econômico pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorando pela Universidad del Museo Social Argentino (2014). Atualmente é Professora Assistente II-b lotada na Unidade Acadêmica de Direito (UAD) do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direito Econômico.
Ângela Veras Santos, UFCG/UFC
Angela Veras Santos / UFC/UFCGMestrado em Administração Pública (UFCG/2019). Especialização em Gestão Pública (UFPI/2016). Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (UFPI/2014). Graduação em Administração (FSA/2010). Técnica-Administrativa/Administradora na Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC). E-mail: angellavst@hotmail.com
Jônica Marques Coura Aragão, UFCG
Jônica Marques Coura Aragão / UFCG Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA-AR/2012). Doutorado em Recursos Naturais (UFCG/2018). Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (UFPB/2006). Especialização em Direito Processual Civil (UFCG/2005). Graduação em Direito (UFPB/1995). Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UAD/CCCJS/UFCG).Pós-doutoranda em Psicologia Social (UFPB/2018-2020).  E-mail: jonicamca@gmail.com.
Publicado
2020-03-05
Como Citar
Souza Marques, J., Santos, Ângela, & Coura Aragão, J. (2020). PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR À LUZ DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(1), 14-29. Recuperado de http://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1052
Seção
Artigos científicos