GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DOS ACCRUALS DISCRICIONÁRIOS NO MODELO DE OHLSON
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i2.826Keywords:
Gerenciamento de Resultados;, Avaliação de Empresas;, Value Relevance.Abstract
O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar o reflexo da figura do gerenciamento de resultados (accruals discricionários) sobre a avaliação de empresas brasileiras de capital aberto no período de 2012 a 2017. Foram analisadas 1.170 observações, com uma média de 200 empresas por ano. Realizou-se a estimação do gerenciamento de resultados (GR) pelo modelo de Dechow et al. (2012). Em seguida, analisou-se o value relevance do gerenciamento de resultados pelo modelo de Ohlson (1995). Os principais achados confirmaram que há heterocedasticidade entre os dados da amostra, justificando o uso de regressões quantílicas. Em achados adicionais a outras pesquisas, com relação ao aumento do value relevance do modelo de Ohlson (1995), o GR apresentou relevância entre as empresas de médios e maiores valor de mercado, indicando que gerenciamento de resultados, afeta a precificação dessas firmas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.