ANÁLISE COMPORTAMENTAL DOS CUSTOS DE AGÊNCIA EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v8i3.607Keywords:
Teoria da agência, Custos de agência, Instituições financeiras.Abstract
A Teoria da Agência analisa os conflitos resultantes da dissolução da propriedade, em que a propriedade e o controle são delegados a pessoas distintas, ocasionando os custos de agência. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar os custos de agência em instituições financeiras brasileiras com e sem participação estatal no período de 2011 a 2016. A amostra é composta por instituições financeiras com e sem participação estatal listadas na BM&FBOVESPA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa nas demonstrações financeiras disponibilizadas na BM&FBOVESPA. Para analisar os custos de agência utilizou-se duas variáveis que são baseadas em medidas de desempenho como a variável TRA, que investiga os custos de agência através do giro dos ativos e a variável RDV, que analisa as despesas discricionárias. O estudo dividiu-se em duas etapas, na qual a primeira verificou-se por meio de estatística descritiva e a segunda aplicou-se os testes de médias por meio do teste T-Student. Quando analisado a variável TRA os resultados encontrados evidenciaram igualdade de médias, assim, não se pode inferir quais instituições financeiras possuem maiores ou menores custos de agência. No entanto, quando verificado a variável RDV os resultados demonstram que as instituições financeiras com participação estatal possuem maiores custos de agência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.