UM ESTUDO SOBRE A COMPLEMENTARIDADE DO FLUXO DE CAIXA E DO BALANÇO FINANCEIRO APÓS A APROVAÇÃO DA NBCASP 16.6 PARA O SETOR PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v3i3.156Keywords:
Demonstração de Fluxo de Caixa, Balanço Financeiro, Informação Contábil.Abstract
Este estudo teve por objetivo analisar a importância das informações geradas pelo Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) e pelo Balanço Financeiro, após a aprovação da NBCASP 16.6 para o setor público. Devido às semelhanças das informações destes demonstrativos surgiu à preocupação em mostrar a importância das informações geradas por cada um, bem como evidenciar quais as informações adicionais são fornecidas por eles, no intuito de demonstrar que ambos os demonstrativos são fontes importantes para o usuário da contabilidade pública conhecer a situação financeira do ente público. Para a realização deste estudo foi utilizado o método dedutivo, onde foi elaborado um caso prático partindo do Balanço Financeiro do Estado de Pernambuco, através do qual elaborou-se a DFC para comparar as informações geradas por cada demonstrativo. Após a análise dos demonstrativos concluiu-se que ambos os demonstrativos são importantes para a tomada de decisão dos gestores e que tais demonstrativos são complementares e que geram informações diferentes, por isso não podem ser substituídos entre si.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.