Estratégias e práticas para operacionalização do Plano de Logística Sustentável de uma Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i4.1187Keywords:
Sustentabilidade, Plano de Logística Sustentável, Instituições de Ensino SuperiorAbstract
O presente estudo visou analisar estratégias e práticas para operacionalização do Plano de Logística Sustentável em uma instituição pública de ensino superior. Foi realizado estudo de caso único e teve o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) como unidade de análise. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de 36 entrevistas. Esses dados foram analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontaram que há uma interligação entre a Sustentabilidade e o Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFSC. As principais práticas adotadas no IFSC para operacionalizar o PLS são gestão de resíduos e controle do consumo de água e energia. Por sua vez, as principais estratégias utilizadas pelo IFSC para aplicar o PLS são ações de conscientização e ações de comunicação/divulgação. Verificou-se que a instituição vem deixando o seu plano de sustentabilidade em segundo plano, já que o último plano publicado foi em 2017. Além disso, no seu portal, não há nenhuma informação sobre ações e/ou planos de sustentabilidade. Os resultados também apontaram que é necessário, em uma IES com muitos campi, uma gestão central que dê apoio e suporte para esses campi. Com isso, a aplicação do plano será mais eficiente e eficaz.
Downloads
References
Araújo, S. M., Freitas, L. S., Rocha, V. S. G. (2017). Gestão ambiental: práticas sustentáveis nos campi de uma IFES. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 7(3), 36-50. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v7i3.672
Association, A. P. (2022). Manual de publicação da APA: o guia oficial para o estilo APA (7th ed.). Grupo A.
Bardin, L. (2011) Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.
Berchin, I. I. (2017) Instituições de educação superior como agentes de inovação para o desenvolvimento sustentável: estudo em uma universidade comunitária de Santa Catarina. 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis.
Berchin, I. I., Sima, M., Lima, M. A., Biesel, S., Santos, L. P., Ferreira, R. V., ... & Ceci, F. (2018). The importance of international conferences on sustainable development as higher education institutions' strategies to promote sustainability: A case study in Brazil. Journal of Cleaner Production, 171, 756-772. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.10.042
Blanco-Portela, N., Benayas, J., Pertierra, L. R., & Lozano, R. (2017). Towards the integration of sustainability in higher education institutions: a review of drivers of and barriers to organisational change and their comparison against those found of companies. Journal of Cleaner Production, 166, 563-578. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.07.252
Blanco-Portela, N., Benayas, J., & Lozano, R. (2018). Sustainability leaders’ perceptions on the drivers for and the barriers to the integration of sustainability in Latin American higher education institutions. Sustainability, 10(8), 29-54. DOI: https://doi.org/10.3390/su10082954
Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012a. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável. Recuperado de https://bit.ly/2GN0p4h
Brasil. Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012b. Regulamenta o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública - CISAP. Recuperado de https://bit.ly/2ZRStaT
Brinkhurst, M., Rose, P., Maurice, G., & Ackerman, J. D. (2011). Achieving campus sustainability: top‐down, bottom‐up, or neither?. International Journal of Sustainability in Higher Education, 12(4). DOI: https://doi.org/10.1108/14676371111168269
Choi, Y. J., Oh, M., Kang, J., & Lutzenhiser, L. (2017). Plans and living practices for the green campus of Portland State University. Sustainability, 9(2), 252. DOI: https://doi.org/10.3390/su9020252
Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora.
Evangelinos, K. I., Jones, N., & Panoriou, E. M. (2009). Challenges and opportunities for sustainability in regional universities: a case study in Mytilene, Greece. Journal of Cleaner Production, 17(12), 1154-1161.
Ferrer‐Balas, D., Adachi, J., Banas, S., Davidson, C. I., Hoshikoshi, A., Mishra, A., ... & Ostwald, M. (2008). An international comparative analysis of sustainability transformation across seven universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, 9(3). DOI: https://doi.org/10.1108/14676370810885907
Gazzoni, F., Scherer, F. L., dos Santos, M. B., Hahn, I. S., & de Moura Carpes, A. (2016). A influência de fatores individuais no conhecimento sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, 5(2), 57-77. DOI: https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.23
Geng, Y., Liu, K., Xue, B., & Fujita, T. (2013). Creating a “green university” in China: a case of Shenyang University. Journal of Cleaner Production, 61, 13-19. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.07.013
Goedert, A. R., Dos Santos, W., & Abreu, P. F. (2018, March). Plano de gestão de logística sustentável: avaliação das IFES brasileiras. In Anais do 22º Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais.
Horhota, M., Asman, J., Stratton, J. P., & Halfacre, A. C. (2014). Identifying behavioral barriers to campus sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 15(3). DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-07-2012-0065
IFSC. (2017b). PLS-IFSC 2017-2018. Recuperado de https://bit.ly/2tgGaZW
IFSC. (2017a). Regimento interno – campus Lages. Recuprado de https://bit.ly/2TnHFjL
Lozano, R., Lukman, R., Lozano, F. J., Huisingh, D., & Lambrechts, W. (2013). Declarations for sustainability in higher education: becoming better leaders, through addressing the university system. Journal of Cleaner Production, 48, 10-19.
Luiz, L. C., Pfitscher, E. D., & Rosa, F. S. (2015). Plano de Gestão de logística sustentável: Proposição de ações e indicadores socioambientais para avaliar o desempenho nos órgãos Públicos federais. Revista de Administração da UFSM, 8, 8-27. DOI: https://doi.org/10.5902/1983465917696
Maldonado, A. C. (2016). Plano de Gestão de Logística Sustentável: Um Estudo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2016. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
Moreira, A. C. S. (2018). Application of the sustainable logistics plan in the public administration. Brazilian Journal of Operations & Production Management, 15(1), 137-142.
Pereira, R. S., & Barbosa, G. E. M. (2018). Plano de Logística Sustentável–PLS: Um estudo comparativo em Universidades Federais da Região Metropolitana de São Paulo. Revista Organizações em Contexto, 14(28), 3-28.
Petrassi, A. C. M. A., Van Bellen, H. M., & Cardoso, T. (2016) Planejamento para gestão sustentável: a elaboração do 1º plano de gestão de logística sustentável da Universidade Federal de Santa Catarina em 2013. In Anais do 16º Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Florianópolis.
Ralph, M., & Stubbs, W. (2014). Integrating environmental sustainability into universities. Higher Education, 67(1), 71-90.
Richardson, R. J. (2017). Pesquisa Social - Métodos e Técnicas (4a. ed.). Grupo GEN.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M.D.P. B. (2013). Metodologia de pesquisa (5th ed.). Grupo A.
Santa, S. L. B., Pfitscher, E. D., & Rocha, V. S. (2016). Plano de Gestão de Logística Sustentável: Blocos com Reaproveitamento de Resíduos Contribuindo com Instituições Federais de Ensino Superior na Adoção da A3P. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(2), 444-457. DOI: https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016444-457
Silva, K. C. O., Pohlmann, P. (2021). Pesquisa Qualitativa Exploratório Descritiva: Uma Breve Discussão Teórica. In M. F. S. Praxedes (Org.) Métodos mistos na pesquisa em enfermagem e saúde (Cap. 1, pp. 1-8). Ponta Grossa, PR: Atena.
Silva, M. E., & Figueiredo, M. D. (2017). Sustainability as practice: Reflections on the creation of an institutional logic. Sustainability, 9(10), 18-39. DOI: https://doi.org/10.3390/su9101839
Silva, M. J. G., Omena, A. C. C., Cavalcante, M. C. G., Silva, M. S. (2016). Implementação do Plano de Logística Sustentável Na Universidade Federal de Alagoas Sob O Enfoque da Logística Reversa Nas Aquisições e Contratações. In: Anais do 5º Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo.
Velazquez, L., Munguia, N., Platt, A., & Taddei, J. (2006). Sustainable university: what can be the matter? Journal of Cleaner Production, 14(9-11), 810-819.
Verhulst, E., & Lambrechts, W. (2015). Fostering the incorporation of sustainable development in higher education. Lessons learned from a change management perspective. Journal of Cleaner Production, 106, 189-204. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.09.049
White, S. S. (2014). Campus sustainability plans in the United States: where, what, and how to evaluate? International Journal of Sustainability in Higher Education, 15(2). DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-08-2012-0075
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.