Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil

Authors

  • SAMARA ZANEDIN UNICENTRO
  • MARINES TAFFAREL Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • GELSON MENON Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Jean Lucca Menon Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1108

Keywords:

Reputação corporativa, Base Spell, Periódicos Nacionais, Produção Acadêmica.

Abstract

O Brasil passa por um importante momento sobre reflexões, preservação e estabelecimento da Reputação Corporativa. A busca para manter equilíbrio entre diversos aspectos, tais como econômicos, sociais e de prestigio é um desafio para a sobrevivência dos negócios e tem levado as empresas a adotarem estratégias para contornar o problema. O objetivo deste artigo é investigar o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto. Os resultados da pesquisa permitiram identificar 46 artigos sobre o assunto. Os temas com maior destaque em quantidade de artigos são elencados nas categorias de análise: Responsabilidade Social, Marca Corporativa, Responsabilidade Socioambiental. Analisando os resultados, percebeu-se uma crescente preocupação com a temática, corroborando em aumento das publicações a partir de 2014. De forma geral, as pesquisas associam práticas de boa reputação corporativa ao desempenho organizacional, melhoria de qualidade, melhoria da reputação, redução de resíduos, entre outros ganhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-06-28

How to Cite

ZANEDIN, S., TAFFAREL, M., MENON, G., & Menon, J. L. (2023). Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(2), 114-128. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1108

Issue

Section

Artigos científicos