Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A.

Autores

Palavras-chave:

Divulgação, Sustentatabilidade, Reputação

Resumo

A mineração tem elevado risco ambiental e o Brasil possui um histórico de impactos negativos, destacando-se o rompimento de Mariana, ocorrido em 2015. A divulgação da sustentabilidade é voluntária, as empresas podem fazê-la para agregar valor à imagem e à reputação corporativa e assim legitimar-se. O objetivo geral é analisar a divulgação e os reflexos na reputação da Samarco, antes (2014) e após o rompimento da barragem em Mariana (2016-2018), a luz da percepção de públicos interessados. Metodologicamente, o estudo é descritivo, quali-quantitativo, blibliográfico, documentol, estudo de caso e survey. A reputação da Samarco será analisada em quatro dimensões: empresa, mídia, academia e sociedade. Os achados mostram que as dimensões possuem sinergia em seus resultados, evidenciando que antes do desastre a empresa possuía reputação positiva, compromisso com a sustentabilidade e empregabilidade, mas com o desastre houve impacto negativo nessa imagem e reputação . Esperava-se aumento de 37% na capacidade produtiva, porém os Relatórios evidenciam prejuízo e desemprego. A ‘mídia’ destaca noticias que indicam impacto negativo para a empresa. A produção acadêmica teve um aumento em 2016, com destaque negativo em relação à imagem da empresa. A sociedade atribuiu nota de 4,67 à reputação. Em alguns meios há o pensamento que as preocupações socioambientais são meros dispêndios financeiros e humanos, porém a tragédia em Mariana reafirma que essas questões podem evitar/minimizar um desastre maior, o qual mais do que impactar o orçamento, pode acabar por paralisar toda a operação, lucratividade, a reputação e o valor de uma empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ivander Amado Borges Alves, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2018). Analista de treinamento na Concentrix Fortaleza. Avaliador de periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Possui publicações nas áreas de Contabilidade tributária, Dividendos, Auditoria independente, Educação contábil e Sustentabilidade.

Célia Maria Braga Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1992), Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Ceará (1998) , Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002). Doutora em Gestão de Empresas (Faculdade de Economia) pela Universidade de Coimbra- Portugal (2013). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).Membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará (ACCEC). Colaboradora em Pesquisas do INESC Coimbra - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra. Tem experiência na área de Contabilidade e Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, relatório de sustentabilidade, Contabilidade Ambiental e Socioambiental, divulgação contábil, educação contábil e logística.

David Alves Paiva, Universidade Federal do Ceará

Graduado em em Ciências Contábeis pela UFC.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Ivander Amado Borges Alves, F. ., Maria Braga Carneiro, C. ., & Alves Paiva, D. . (2020). Os efeitos do desastre ambiental de Mariana sobre a reputação da Samarco Mineração S.A. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(4), 69-89. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1031

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.