Gestão estratégica da inovação orientada à sustentabilidade:

modelo de negócio e desempenho em empresas familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1051

Palavras-chave:

Inovação Orientada à Sustentabilidade, Gestão estratégica, empresa familiar

Resumo

A inovação orientada à sustentabilidade é um assunto que se mostra cada vez mais pertinente e no qual muito se tem avançado em nível mundial. Além disso, empresa familiar é uma das configurações de empresa mais comuns no Brasil, portanto, é considerado relevante analisar o posicionamento das empresas familiares quanto à questão da sustentabilidade. O objetivo desse artigo é analisar, por meio de estudos de caso, a gestão estratégica da inovação orientada à sustentabilidade e sua relação com o modelo de negócio e o desempenho em empresas familiares. Para isso, foi levantado o perfil das empresas, analisada a postura estratégica e práticas de inovação sustentável por meio de dados qualitativos e verificada a relação da gestão estratégica da inovação sustentável com o modelo de negócios e o desempenho empresarial. Percebeu-se, então, que as empresas familiares demonstram incluir em seu planejamento estratégico ações pertinentes à sustentabilidade ambiental e social adotando práticas que demonstram isso. Também é possível perceber que essas empresas obtêm um retorno positivo dessas ações, o que é refletido em desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor de Estratégia Empresarial, Potencialidades Empreendedoras e Gestão de Pessoas no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC). Leciona Estratégia, Governança Corporativa, Finanças, Contabilidade Gerencial, Custos, Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão por Competências e Aprendizagem Organizacional em MBAs e especializações Lato Sensu. Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2016). Mestre em Gestão Estratégica das Organizações, pelo Mestrado Profissional em Administração da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Especialista em Gestão de Pessoas (2007), Contabilidade Gerencial (2006) e Gestão Estratégica de Negócios (2003). Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Rio do Sul (SC), na gestão 2013-2016. Tem experiência profissional desde 1992 em gestão empresarial. É consultor em estratégia, governança corporativa e finanças.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Bertoletti Johann, G., & Silva, G. (2023). Gestão estratégica da inovação orientada à sustentabilidade:: modelo de negócio e desempenho em empresas familiares. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), 192-214. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i1.1051

Edição

Seção

Artigos científicos