ANÁLISE SOBRE O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v2i4.60Palavras-chave:
Ensino em Contabilidade, Métodos Quantitativos, AvaliaçãoResumo
O objetivo deste estudo é analisar se as disciplinas da área de métodos quantitativos oferecidas nos cursos de Ciências Contábeis fornecem conhecimentos básicos na área aos discentes. Diante das limitações temporais e da quantidade de análises necessárias, optou-se pelo estudo de três instituições do estado da Paraíba (UFCG, UEPB e UNESC) selecionadas pelo critério de acessibilidade. Identificou-se, nos Projetos Pedagógico dos cursos, as disciplinas da área de métodos quantitativos e posteriormente verificou-se a aderência dos conteúdos abordados nas ementas das disciplinas às Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis e ao currículo do contador global – TD 21 (ISAR). Por fim se buscou mensurar, através da aplicação de questionário, o grau de absorção do conhecimento dos discentes concludentes acerca dos conteúdos abordados nestas disciplinas. A IES federal apresentou maior nível de aderência aos conteúdos mínimos sugeridos (69,57%), ficando as outras instituições pesquisadas em patamar inferior a 57%. A aferição do conhecimento dos discentes sobre métodos quantitativos evidenciou outro dado preocupante, com exceção de algumas questões teóricas primárias onde os índices de acertos superaram os 70%, a grande maioria dos discentes investigados desconhece aplicações de medidas de tendência central e dispersão, equivalência de capitais e análise de regressão, por exemplo. Conclui-se que as disciplinas da área de métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis das IES pesquisadas não atingem seu objetivo de proporcionar subsídios essenciais na área para os discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.