Revisão crítica da literatura de carreira em contabilidade no Brasil
um diálogo construcionista
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i3.1751Palavras-chave:
Carreira em Contabilidade, Revisão Crítica e Narrativa, Pesquisa em ContabilidadeResumo
O estudo revisitou as produções científicas sobre carreira em contabilidade no Brasil por meio de uma revisão crítica e narrativa. Esta discussão foi construída sob uma revisão narrativa de caráter qualitativo e de cunho construcionista. As evidências de que há possibilidade de entender as discussões de carreira em contabilidade no Brasil foi pautada em discussões alicerçadas em perspectivas distintas entendidas por: i) tecnicista e impessoal; ii) geracional; iii) comportamental; e iv) cognitivo social. São apresentadas direções alternativas para a discussão e permeabilidade da temática em termos de problemas, métodos e teorias. O cenário encontrado reconhece que a temática carreira em contabilidade e suas nuances apresentam-se de modo pulverizado. Abordagens metodológicas de pesquisa mais agressivas não são identificadas, há domínio do empirismo e dos elementos quantitativos. Os conceitos e formas de mensuração se estabeleceram e se estabelecem no campo como uma herança advinda da sociologia e da psicologia. A pesquisa contribui com o campo teórico à medida que faz uma reflexão sobre os estudos envolvendo a carreira no Brasil e propõe encaminhamentos para o desenvolvimento da temática. Este estudo soma-se às discussões e provocações a respeito da manutenção da carreira em contabilidade. A pesquisa colabora com profissionais contábeis que estejam em busca de informações a respeito da carreira e das possibilidades de atuação, o que inclui processos de transição de carreira, dificuldades enfrentadas pelos atores presentes nos espaços contábeis e perspectivas de carreira. Por fim, esta investigação apresenta-se como um diálogo junto a pesquisadores e a comunidade interessada na temática.
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