Palavra do Editor

Autores

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Palavra do Editor

Caro(a) leitor(a), apresentamos o primeiro volume do ano de 2023. Na oportunidade temos a satisfação de informar que esta é a primeira edição do periódico que será publicado em duas línguas (português e inglês), com exceção dos artigos em que os autores não optaram pela tradução em razão da submissão do paper ter sido efetuada antes da adoção dessa prática pela REUNIR. A estratégia se concentra em busca de uma inserção do periódico no âmbito internacional.

Externo minhas congratulações aos autores que tiveram artigos publicados nesta edição. Gostaria, também, de agradecer pelo trabalho prestado pelos avaliadores dos artigos. Sem ao empenho destes esta edição não seria possível, muito obrigado pela parceria e empenho em contribuir para o crescimento de nosso periódico.

Neste número, são publicados 13 artigos científicos. O primeiro artigo foi escrito por Cálita Oliveira Marques, Elis Regina de Oliveira, Alexandre de Carvalho Paranaíba e Jediel Teixeira Mendes que analisaram a produção de artigos científicos publicados em periódicos nacionais de contabilidade na área de agronegócio no período de janeiro de 2015 a 27 de novembro de 2022.

Os autores Cinthia Moysés Gonçalves, Valéria Gama Fully Bressan e Gustavo Henrique Dias Souza compararam os modelos de avaliação de desempenho CAMEL e PEARLS, aplicando-os simultaneamente aos balancetes mensais da Credichapada no período entre agosto de 2011 e maio de 2019.

O terceiro artigo Cláudio Alves Siqueira, Maira Rodrigues Uliana e Alba Regina Azevedo Arana quantificaram monetariamente os benefícios indiretos advindos do Parque do Povo, na cidade de Presidente Prudente - SP, bem como caracterizar o perfil socioeconômico do usuário discutindo os atrativos do local.

No quarto artigo Claudia Dalla Porta, Silvana Dalmutt Kruger e Sady Mazzioni analisar o comprometimento das empresas signatárias com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Os resultados destacam a importância da temática e do engajamento das empresas como atores para os objetivos da Agenda 2030.

Por sua vez, no quinto artigo, Lúcia Silva Albuquerque de Melo e Maria de Fátima Nóbrega Barbosa identificaram e analisaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas com alto potencial poluidor, integrantes do setor de Petróleo, Gás e Biocombustível da B3.

No sexto artigo, Bruno Bartasson Ferreira Rosa, Vinícius Silva Pereira e Antônio Sergio Torres Penedo verificaram se a região de residência do contribuinte com débito de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) inscrito na dívida ativa do município de Uberlândia-MG influencia a sua probabilidade de inadimplência. Foram analisados dados secundários coletados diretamente na base de dados do sistema financeiro da Administração Direta do município de Uberlândia, em face dos quais foram realizadas análises univariada, bivariada, espacial e de regressão logística.

O sétimo artigo desta edição os autores Milena Rocha Machado e Marcos Roberto Kühl analisaram de que forma é desenvolvida a colaboração para inovação e a sua relação com a sustentabilidade em indústrias de transformação do Paraná. Na sequência Ingrid Zanuto de Freitas, Ana Paula dos Santos,  Geysler Rogis Flor Bertolini e Loreni Teresinha Brandalise verificaram se há viabilidade de manutenção das características sustentáveis dos sacos de lixo fabricados por uma indústria de pequeno porte a partir da percepção dos seus clientes.

Já o artigo nove de autoria de Flavia Massuga, Sérgio Luis Dias Doliveira, Simone Soares Mangoni e Mara Sandra Parlow compreenderam como ocorre o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Irati-PR, descrevendo os aspectos regulamentares, as práticas de gerenciamento em suas diversas etapas e os impactos da gestão na sustentabilidade.

O artigo dez dos autores Newton de Matos Roda, João Carlos Pontin, Bruna Angela Branchi e Regina Márcia Longo discutiram à luz de uma revisão de literatura integrativa uma técnica sustentável e ecologicamente correta para a proteção de plantas cultivadas a pleno sol, a fim de assegurar o contínuo crescimento da produção do café no Brasil. No artigo onze, Jheferson, Guimarães, Kleber Domingos de Araújo,Janilson Antônio da Silva Suzart e Marcos de Moraes Sousa investigaram o impacto da dotação orçamentária na eficiência técnica das unidades acadêmicas de uma universidade federal brasileira.

Gabriela Bertoletti Johann e Givanildo Silva analisaram no artigo doze, por meio de estudos de caso, a gestão estratégica da inovação orientada à sustentabilidade e sua relação com o modelo de negócio e o desempenho em empresas familiares.

Finalizando esta edição o artigo de Bárbara Siqueira da Silva e José Roberto de Souza Francisco verificaram os principais aspectos socioambientais divulgados nos relatórios de sustentabilidade, das empresas da Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2013 a 2018. Os resultados apontam que os principais aspectos reportados nos relatórios estão relacionados aos colaboradores, à comunicação com stakeholders e a comunidade, à preservação ambiental e à redução dos Gases do Efeito Estufa (GEE).

Espero que desfrutem dessa nova edição.

Saudações editoriais e acadêmicas.

Sousa, PB, 22 de Março de 2023.

 

José Ribamar Marques de Carvalho, PhD.

Editor chefe REUNIR

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-Doutor em Ciências Contábeis (PPGCC UNISINOS). Doutor em Recursos Naturais. Mestre em Ciências Contábeis. Professor da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis e Administração. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFCG.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Carvalho, J. R. M. de. (2023). Palavra do Editor. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(1), i-ii. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1563

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>