Papéis dos atores do ecossistema de negócios de impacto social
evidências encontradas no interior da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v14i4.1555Palavras-chave:
Negócios de Impacto Social, Ecossistema de inovação, Atores sociaisResumo
O debate sobre alternativas para mitigar os problemas críticos de ordem social, ambiental e econômico vêm ganhando ênfase nos últimos anos. O aumento de crises humanitárias e ambientais, bem como a ausência de organizações que atendem as demandas sociais emergentes, ressaltam a importância de se aproximar de iniciativas socialmente responsáveis. Em meio a esse contexto, surge um fenômeno com a missão de equilibrar aspectos financeiros e impacto social: os Negócios de Impactos Sociais (NIS). Tendo em vista que esses negócios são desenvolvidos em meio a um ecossistema de inovação social competitivo e cooperativo, e que criam mudanças sociais positivas por meio de mecanismos de mercado, este estudo teve como objetivo compreender como os principais atores envolvidos no ecossistema de Negócios de Impacto Social interagem com cooperativas situadas no interior da Paraíba. Este trabalho visa contribuir para o entendimento deste tema que vem recebendo crescente atenção, a partir de uma estrutura analítica para a compreensão do campo de ecossistemas de negócios sociais. Assim, a metodologia empregada foi de um estudo qualitativo. Ao observar as análises dos resultados, é possível perceber que os negócios investigados receberam apoio dos atores sociais para o seu desenvolvimento, se relacionando de maneira harmoniosa, criando conexões que contribui com o desenvolvimento do ecossistema de NIS.
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