Laboratórios de inovação no setor público: o estágio atual das pesquisas e práticas internacionais

Autores

  • Douglas Moraes Bezerra Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Alexandre Wállace Ramos Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Bárbara Alessandra Vieira de Brito Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Luís Paulo Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1365

Palavras-chave:

Laboratórios de inovação, Setor público, Literatura internacional e Bibliometria.

Resumo

Estudos sobre os laboratórios de inovação (i-labs) vem ganhando crescente interesse entre pesquisadores e gestores públicos no mundo inteiro, enquanto espaços de experimentação voltados à promoção de melhorias nos serviços públicos. De fato, muitos governos estão se voltando à implementação de i-labs, despertando o interesse e configurando um novo elemento em torno do debate acerca da inovação no serviço público. Diante deste cenário, esta pesquisa visou analisar como se apresenta a produção acadêmica internacional sobre i-labs no setor público. Para tanto realizou-se uma análise bibliométrica das publicações disponíveis na base de Web of Science, desde 1945 a 2020. O estudo canalizou seu esforço analítico para a compreensão de quatro pontos centrais: 1) O quadro de referências teóricas utilizadas nas pesquisas; 2) O padrão de relacionamento dos estudos acadêmicos sobre i-labs desenvolvido pela comunidade científica; 3) Os tópicos de interesse mais presentes nas pesquisas e suas inter-relações; e 4) As parcerias ou cooperações construídas entre autores para realização das pesquisas. Os resultados encontrados, de forma geral, expressam as principais preocupações que tem norteado a experiência de implementação de laboratórios de inovação pelo mundo, desde uma relativa predominância de preocupações com as experiências de i-labs no âmbito da administração pública, passando por sua delimitação conceitual, até a descrição e caracterização de diferentes estruturas e tipos de i-labs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Moraes Bezerra, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado em Adminstração de Empresas  Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, atualmente, é doutorando em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atua como servidor público, exercendo cargo de professor na UFPI.

Alexandre Wállace Ramos Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), possui Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Áriudo (UFERSA) e Doutorando na Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).  Professor Assistente dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do CVentro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Bárbara Alessandra Vieira de Brito, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Graduada em Adminstração de Empresas  pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo (UNIMEP) e, atualmente, é doutoranda em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atua como servidora pública, exercendo cargo de Técnica em Assuntos Educacionais-Administração, no Instituto Federal do Acre (IFAC).

Luís Paulo Bresciani, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduado e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Bezerra, D. M., Ramos Pereira, A. W., Brito, B. A. V. de, & Paulo Bresciani, L. (2022). Laboratórios de inovação no setor público: o estágio atual das pesquisas e práticas internacionais. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(1), 14-31. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i1.1365

Edição

Seção

Artigos científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)