A Influência da Capacidade Absortiva como Geradora de Inovação no Arranjo Produtivo Local de Móveis no Interior do Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v11i1.1203Palavras-chave:
Inovação, Capacidade Absortiva, Arranjo Produtivo LocalResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como a capacidade absortiva pode gerar inovação dentro de um Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis na cidade de Marco, no interior do Ceará. Tal estudo se deu em cinco empresas inseridas no polo moveleiro do Marco, Cidade do Estado do Ceará que, configura-se como 8º arranjo produtivo local do país, e com o presidente da associação local. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, utilizando-se como instrumento para coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, pesquisa documental e a técnica de observação, como forma de complementar a coleta de dados. O estudo mostra como uma nova relação entre empresas se manifesta dentro de um ambiente dinâmico ainda considerado incipiente se comparado a outros locais ou países. Baseado na análise dos dados salienta-se que a capacidade absortiva se caracteriza por meio de mecanismos desenvolvidos pelas próprias empresas em níveis diferentes, o que traz inovação em algumas áreas, como produtos, processos ou serviços desenvolvidos. O Arranjo Produtivo Local do Marco torna-se referência numa região onde a capacidade produtiva e as competências se tornam diferencial para o pleno desenvolvimento da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.