Desperdício de alimentos: agendas globais e articulação com movimentos locais

Autores

Palavras-chave:

Desperdício de alimentos, ODS 12, Políticas Públicas

Resumo

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. Índices apontam situações emergenciais, preconizando a necessidade de ações imediatas, para mudanças de cenários a curto prazo. Desperdiçar alimentos é uma prática insustentável, uma vez que compromete trabalho, recursos financeiros, água, terra e o clima do planeta. O presente artigo enseja uma análise sobre o desperdício de alimentos, buscando contextualizar a problemática e identificar possíveis ações de implantação em nível municipal, como forma de política pública sobre a tônica em voga, que agrega elevados custos sociais e ambientais. Para tanto, os estudos partiram de uma investigação conceitual e de dados sobre o desperdício de alimentos e seus impactos. Posteriormente, estudou-se a formulação e o escopo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, que impõe assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, com enfoque nas metas de redução do desperdício de alimentos, de modo a compreender e explorar a sistemática de uma agenda brasileira como modalidade de política pública de implantação local. Visando a consecução deste propósito, optou-se por uma pesquisa exploratória com base bibliográfica e abordagem quali-quantitativa.  Os resultados da pesquisa revelam a existência de um movimento global voltado à preocupação com o desperdício de alimentos e seu impacto ambiental, porém, ainda pouco articulado a políticas públicas efetivas.  Este estudo contribuiu para a centralização de informações sobre o tema, bem como analisou possibilidades de ações práticas para o enfrentamento do problema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Rubini Tambosi, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI - Itajaí/SC - 2019), com linha de pesquisa em aspectos socioculturais, territorialidade e sustentabilidade. Advogada com foco de atuação em Direito Civil (Família, Responsabilidade Civil e Contratos) e Direito do Consumidor. Foi professora de graduação, tendo lecionado as Disciplinas de Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Orientação de Trabalho de Curso, Metodologia da pesquisa e Estágio de Prática Jurídica Cível. Atuou, de 2010 a 2018, como coordenadora e procuradora do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ - da Faculdade Uniasselvi/Guaramirim-SC. Exerceu a supervisão do PAC - Posto de Atendimento e Conciliação - cujo programa é resultado de convênio da faculdade com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Possui graduação em Direito (UNIVALI - Itajaí/SC - 2002) e MBA em Direito Processual e Empresarial (UNERJ - Jaraguá do Sul/SC - 2007), com habilitação para o Magistério Superior.

Marco Antônio Harms Dias, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e mestrado em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho (1998), revalidado UnB (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, onde leciona disciplinas na área de gestão na graduação, nos cursos de Relações Internacionais e Engenharia de Produção e em pós-graduação leciona e orienta na área de gestão pública no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Organizacional e Capital Intelectual atuando em pesquisas e práticas gerenciais em capital intelectual e administração pública. 

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Tambosi, L. R., & Harms Dias, M. A. (2020). Desperdício de alimentos: agendas globais e articulação com movimentos locais. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 10(2), 1-11. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/767

Edição

Seção

Artigos científicos