Análise da produção científica internacional sobre cidades e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores

  • Lúcia Silva Albuquerque de Melo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0002-9543-5642
  • Marcos Macri Olivera Universidade Federal de Campina Grande
  • Nadege da Silva Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Fátima Martins Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1303

Palavras-chave:

Cidades. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estudo Bibliométrico.

Resumo

As cidades se caracterizam, principalmente, por comportarem contingentes massivos de pessoas e ocuparem a maior parte da produção e consumo do mundo, na mesma medida em que abrigam diversos problemas ambientais e sociais urbanos. Este artigo objetiva analisar a produção científica internacional sobre os ODS na perspectiva de Cidades. Realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva e, utilizando VosViewer e CitNetExplorer, fez-se uma análise das redes bibliométricas que caracterizam a produção internacional acerca do tema. Verificou-se o conteúdo das obras de maior impacto do campo em desenvolvimento. Os resultados apontam para formações de clusters de autores, organizações e países – embora seja perceptível a dispersão nas redes, fruto aparentemente, da contemporaneidade do tema. Os termos mais destacados giram em torno das palavras-chave elencadas como foco do estudo. Quanto às obras de impacto no campo, o Fator H apontou para 5 publicações.  A principal foi Defining a Global Urban Development Agenda, de Pernell (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Silva Albuquerque de Melo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Marcos Macri Olivera , Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Administração (2000), especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade (2005) e mestre em Engenharia de Produção (2008), todos os graus escolhidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais - PPGEGRN - Universidade Federal de Campina Grande. Professor de magistério superior na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nadege da Silva Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1987). É professora da Universidade Federal de Campina Grande. 

Maria de Fátima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFCG) e do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais (PPGRN/UFCG). Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Especialista em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Albuquerque de Melo, L. S., Macri Olivera , M., da Silva Dantas, N., & Martins, M. de F. (2022). Análise da produção científica internacional sobre cidades e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(3), 90-108. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1303

Edição

Seção

Artigos científicos