DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO NAS EMPRESAS DO NOVO MERCADO: ANÁLISE SETORIAL DA DESTINAÇÃO DA RIQUEZA EM 2008 E 2009
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v1i2.33Keywords:
Valor Adicionado, Distribuição, Novo Mercado,Abstract
A contabilidade tem como função prover informações aos seus stakeholders. Com a crescente preocupação com aspectos sociais e ambientais a contabilidade passou a incorporar estes aspectos em seus demonstrativos. Assim, surgiu o Balanço Social, que demonstra a relação empresa/sociedade e possui dentre suas vertente a Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Tal demonstração tem como função evidenciar a formação e distribuição da riqueza gerada, entre acionistas, funcionários, governo entre outros. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a distribuição setorial do valor adicionado nas empresas do Novo Mercado da BM&FBovespa nos anos de 2008 e 2009. Foi utilizado o estudo multicaso e pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Foram analisadas empresas 90 divididas em 10 setores de atuação. Pela análise setorial não se pode afirmar um padrão na distribuição, uma vez que há empresas com itens mais representativos diferentes para cada ano. No exercício de 2008, na maior parte dos setores, o item mais representativo foi Impostos, Taxas e Contribuições, fato que se repetiu em 2009. Metade dos setores manteve o mesmo item como mais representativo nos dois exercícios. Em uma análise consolidada em 2008 o item mais representativo foi Pessoal, em 2009 Impostos, Taxas e Contribuições, como na análise setorial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.