Afinal, Quais Benefícios o Fairtrade traz? Compreendendo a influência da certificação para o desenvolvimento de organizações produtivas
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1480Keywords:
Comércio Justo, Cooperativismo, Agricultura FamiliarAbstract
O Fairtrade representa um modelo de certificação baseada na relação entre produtores, comerciantes e consumidores, incentivando práticas produtivas mais responsáveis e éticas. Ainda é baixo o número de pesquisas capazes de apontar a eficácia da certificação nas regiões onde atua, deixando lacunas no que se refere a influência da certificação para produtores rurais organizados em cooperativas e associações. Neste contexto, o estudo em questão buscou compreender a influência da certificação Fairtrade para os cafeicultores associados da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzida com cooperados da organização. Utilizou-se como metodologia de análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo categorial e com auxílio do software Iramuteq foi realizada a análise de similitude. A pesquisa revelou que a certificação atende principalmente os quesitos de melhorias sociais e melhorias ambientais, impactando no desenvolvimento educacional dos associados, abrindo oportunidades para ganho de conhecimento em diferentes dimensões. Todavia no quesito econômico, os benefícios ainda são pouco expressivos, visto que o mecanismo de pagamento do maior valor de mercado não tem efetivamente auxiliado os produtores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.