Afinal, Quais Benefícios o Fairtrade traz? Compreendendo a influência da certificação para o desenvolvimento de organizações produtivas
DOI:
https://doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1480Palavras-chave:
Comércio Justo, Cooperativismo, Agricultura FamiliarResumo
O Fairtrade representa um modelo de certificação baseada na relação entre produtores, comerciantes e consumidores, incentivando práticas produtivas mais responsáveis e éticas. Ainda é baixo o número de pesquisas capazes de apontar a eficácia da certificação nas regiões onde atua, deixando lacunas no que se refere a influência da certificação para produtores rurais organizados em cooperativas e associações. Neste contexto, o estudo em questão buscou compreender a influência da certificação Fairtrade para os cafeicultores associados da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta – COORPOL. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, conduzida com cooperados da organização. Utilizou-se como metodologia de análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo categorial e com auxílio do software Iramuteq foi realizada a análise de similitude. A pesquisa revelou que a certificação atende principalmente os quesitos de melhorias sociais e melhorias ambientais, impactando no desenvolvimento educacional dos associados, abrindo oportunidades para ganho de conhecimento em diferentes dimensões. Todavia no quesito econômico, os benefícios ainda são pouco expressivos, visto que o mecanismo de pagamento do maior valor de mercado não tem efetivamente auxiliado os produtores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de ser um periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, com caráter científico.
A Revista REUNIR adota Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License ou seu equivalente.