A Adoção do Framework 1.0 para o Relato Integrado pela Cooperativa Unimed Uberaba

Autores

  • Isabelle Caroline Bevilaqua Universidade de Brasília
  • Marguit Neumann Universidade Estadual de Maringá
  • Valter da Silva Faia Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1319

Palavras-chave:

Relato Integrado, Cooperativas, Teoria da Divulgação

Resumo

A pesquisa objetivou identificar e analisar as informações da Cooperativa Unimed Uberaba a partir da adoção do Framework 1.0 para o Relato Integrado sob a perspectiva apresentada pela teoria da divulgação baseada no julgamento. Para tanto, realizou-se um estudo documental, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo em dois relatórios disponibilizados voluntariamente pela cooperativa referente aos anos de 2017 a 2020. Os resultados indicam que houve um avanço na divulgação dos elementos que compõem os capitais quando a cooperativa alterou seus padrões de evidenciação. Em especial, observou-se que a cooperativa enfatizou os capitais humano e natural em tópicos específicos, sendo os demais evidenciados no corpo do relatório indicando que podem estar interrelacionados entre si. Conforme a perspectiva teórica apresentada constatou-se que as dimensões, redução de custo, estratégia, melhora no relacionamento com os stakeholders, criação de valor e divulgação de informações que favorecem a imagem representam razões para a evidenciação voluntária. As motivações para a adoção do relato consistem no desejo de integrar os stakeholders no repasse das informações, minimizar conflitos, respeitar a diversidade e atender aos benefícios no âmbito socioambiental e econômico para a tomada de decisão. Como contribuição destaca-se o preenchimento da lacuna de escassez de pesquisas sobre a relatórios voluntários em cooperativas, apresentando o Relato Integrado como um novo modo de comunicação com as partes interessadas e de demonstração do compromisso socioambiental firmado pela cooperativa com o ambiente e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marguit Neumann, Universidade Estadual de Maringá

 

Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Sciences Economiques pela Universidade de Grenoble/França (2011). Professora efetiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Departamento de Ciências Contábeis e professora do Mestrado em Ciências Contábeis da UEM.

 

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá

 

Doutor em Administração (2019) pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PCO) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Publicado

2024-03-16

Como Citar

Bevilaqua, I. C., Neumann, M. ., & da Silva Faia, V. . (2024). A Adoção do Framework 1.0 para o Relato Integrado pela Cooperativa Unimed Uberaba. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 13(3), 145-162. https://doi.org/10.18696/reunir.v13i3.1319

Edição

Seção

Artigos científicos