Estrutura da Rede de Pesquisadores em Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1276

Palavras-chave:

Amazônia Brasileira, Sustentabilidade, Redes de Pesquisa

Resumo

O trabalho visa analisar a estrutura da rede de pesquisadores em sustentabilidade e desenvolvimento  sustentável da Amazônia brasileira, formada entre os anos de 2016 a 2020, com base em estudos de redes sociais e com foco em pesquisas publicadas em periódicos da área de estudo das ciências sociais aplicadas. Quanto ao objetivo a pesquisa é caracterizada como descritiva, pois busca apresentar as propriedades estruturais dos pesquisadores que compõem a rede. Em relação ao método de pesquisa é classificada como quantitativa. O corpus de pesquisa foi formado por artigos científicos publicados nestes periódicos e que possuiam foco em sustentabilidade ou no desenvolvimento sustentável, disponibilizados nas bases de dados Scopus (Elsevier), Web of Science (WoS) e Scielo. Foram localizados 352 artigos. A aplicação dos critérios de exclusão resultou em uma amostra de 115 artigos. Foram identificados 459 autores, pertencentes a 171 instituições, 100 estrangeiras e 71 brasileiras, que tiveram ao menos uma publicação de artigo científico. A Universidade Federal do Pará e o Instituto Tecnológico Vale  se destacaram com o maior número de pesquisadores filiados. Quanto aos resultados referentes as medidas de centralidade, esta rede caracterizou-se como homogênia e através de uma média das três medidas analisadas pode-se dizer que a pesquisadora Rachael D. Garrett é uma colaboradora de grande importância para estudos na Amazônia brasileira.  Identificaram-se evidências de que a construção do conhecimento por meio das relações sociais para colaboração em pesquisa encontra-se em fase de interação na rede de pesquisadores da Amazônia brasileira, considerando as práticas isoladas identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo David, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Analista de TI na Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Mestrando no Programa de Pós-graduação Mestrado em Administração(PPGA) pela Universidade Federal de Rondônia, pertencendo a linha de pesquisa 2 (governança, gestão e sustentabilidade).

Tomás Daniel, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Doutor em Matemática na Saint Petersburg State University (1992). Pós-Doutorado em Matemáticas na Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA , Rio de Janeiro em 2004. Professor titular da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. É Professor de Métodos Quantitativos de Pesquisa do Mestrado de Administração da UNIR e Professor do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional - PROFMAT.

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993). Professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nos cursos de graduação em Administração, mestrado em administração e mestrado profissional interdisciplinar em direitos humanos e desenvolvimento da justiça (DHJUS).

Paes-de-Souza, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia do Departamento Acadêmico de Administração na graduação e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração. Pós-Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA)/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) (2004). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1999).  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (CEDSA).

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

David, R., Daniel Menendéz Rodríguez, T., Siena, O., & Paes-de-Souza, M. (2022). Estrutura da Rede de Pesquisadores em Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira. REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 12(3), 109-126. https://doi.org/10.18696/reunir.v12i3.1276

Edição

Seção

Artigos científicos